Jovair Vicente da Silveira, completou 96 anos, no dia 19 de julho. “Seo” Jovair faz parte das famílias pioneiras de Jales, que receberam destaque no livro “Jales Precursores e Pioneiros”, de Genésio Mendes de Seixas. Dentre o trecho destacamos: “O garoto Jovair Vicente da Silveira em 6/8/1941, deu-se ao trabalho de recenseador e contou nos dedos: 3 casas de pau-a-pique e 5 ranchos – primeiro censo de Jales.” Aposentado como fiscal da Prefeitura e lúcido, resolveu relembrar com detalhes a época vivida e escreveu sobre “Árvores antigas de Jales”:

Parte da família com “seo” Jovair, que teve três filhos: Carlos Alberto Vicente da Silveira, Maria Olivia da Silveira Costa e Maria Asuncion Vicente da Silveira

A SERINGUEIRA

Na época de 1952, João Canhado, um senhor muito bom e respeitado por todos, deu a um conhecido José Camillo algumas sementes de seringueira vinda diretamente do estado do Amazonas (AM). José Camillo plantou uma de suas mudas na Avenida Presidente Jânio Quadros, ali, se fosse uma residência seria numerada em 2962, a seringueira se desenvolveu e ficou monumental.

A FIGUEIRA

Os senhores Miguel e “Manivela Ferroviário”, trouxeram uma muda de figueira e a plantaram no antigo pátio da ferrovia, hoje conhecida como a praça de esportes, na época eles moravam próximo e cuidaram para que a árvore crescesse.

A FIGUEIRA DA RUA DOIS

A figueira plantada na Avenida Francisco Jalles, esquina com a rua dois, foi retirada para que houvesse a construção de um posto de combustível, na época houve muitos questionamentos se a grandiosa figueira era centenária, mas não, ela foi plantada pelo senhor Juca Muniz, dono do sítio.

NA PRAÇA

Doutor Euplhy Jalles e sua mãe, plataram três árvores como demarcação de onde seria construída a Praça dos Bandeirantes, hoje conhecida praça João Mariano de Freitas.

A PAINEIRA NATIVA

A paineira serviu de chilindró para manter um assassino preso e amarrado por cordas, pois a cidade não possuía cadeia, até que o mesmo fosse transferido, coisa de poucas horas, foi derrubada para a construção do grupo escolar, hoje no local temos construído o teatro municipal.
Jales, 19 De julho de 2024

Jovair (96 anos) e Cândida Silveira Camilo (98 anos). Memória de Jales que vive através dos irmãos / Fotos: Álbum de família

Comments are closed.