Nascido em Olímpia, mas jalesense de coração, Deonel Rosa Junior veio para Jales em 1970 onde se estabeleceu profissionalmente construindo uma das mais influentes carreiras no jornalismo, com ecos idealistas e transformadores. Neste mesmo ano iniciou seus estudos no Curso Superior de Estudos Sociais na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales que, na época, abria suas portas para a comunidade do município e da região. Desde então, mergulhou na trajetória da cidade, voltando seu olhar para a organização política, social, cultural e educacional de Jales, sempre enaltecendo quem contribuía para o desenvolvimento do município e da região. Sua história, portanto, se confunde com a história do UNIJALES, pois cresceram juntos.
Referência como jornalista e especialista na história da cidade, estabeleceu um marco para a educação superior do município ao escrever editoriais e artigos apoiando o Centro Universitário de Jales quando da existência de contratempos ou enaltecendo o papel da instituição para a cidade e região. Como apoiador incansável das causas jalesenses, sempre teve papel de destaque no crescimento da faculdade aplaudindo a integração, em 1999, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales com a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Jales, dando origem à FAI-JALES e, posteriormente, em 2005, contribuindo de forma efetiva para a criação do Centro Universitário de Jales – UNIJALES.
Ao redigir seus textos criava um elo com seus leitores, pois escrevia de forma simples e direta, transitando com desenvoltura pelos mais variados temas do cotidiano de Jales e região, bem como pelos diversos segmentos da sociedade. Irônico quando provocava, elegante ao se posicionar e muito inteligente, ia direto ao assunto, influenciando os diversos setores da comunidade com suas ideias e posições voltadas para a cidadania, alicerçadas em argumentações firmes e propositivas.
Partiu, no dia 22 de maio de 2023 para um outro plano, deixando para todos nós um legado de ideias otimistas, de coragem e resiliência. Obrigada Deonel por contar nossa história, nos apoiar e lutar pela manutenção e expansão do Centro Universitário de Jales. Você ficará para sempre na memória e no coração de todos nós que fazemos parte da família UNIJALES.