No dia 1º. de outubro foi celebrado o Dia Internacional do Café. O Brasil é o maior consumidor per capita da bebida no mundo, com 6,4 kg por ano. Em segundo lugar, aparecem os americanos, com consumo de 4,9 kg por ano. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). O aumento no consumo de 1,64% foi registrado no país entre novembro de 2022 e outubro de 2023, em comparação ao mesmo período dos anos anteriores. Em termos absolutos, os EUA seguem no topo da lista de maiores consumidores de café.

HÁBITO

Quase um ritual diário, o hábito de tomar café também tem se tornado cada vez mais comum fora de casa, o que favorece o surgimento de pequenos negócios e o fortalecimento da cadeia produtiva. Segundo análise do Sebrae, o mercado de café segue em alta, beneficiado por diversos aspectos: o setor está literalmente fervendo com o surgimento de novas cafeterias e novas marcas de café pelo Brasil. “Nós, brasileiros, somos abençoados porque temos acesso a vários perfis sensoriais de café. São muitas regiões produtoras, com bebidas totalmente diferentes e de muita qualidade”, avalia a analista do Sebrae, Carmen Sousa.

JALES

“Muito além de uma xícara da bebida, tomar café se tornou uma experiência! É algo que podemos fazer por nós mesmos ou em boas companhias”, disse Carol Ceron, proprietária da Nonna Cafeteria em Jales. Seja um expresso tirado na hora ou em métodos mais elaborados como o V60, uma xícara de café cai bem a qualquer hora.

“Tomar café é uma das maiores paixões do brasileiro”,
diz Carol Ceron da Nonna Cafeteria em Jales

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