A cidade de São Fran­cisco registrou na última semana a primeira morte por dengue no ano. A in­formação consta no mapa da dengue do Governo do Estado e foi confirmada pela prefeitura na quarta­-feira, dia 20.

De acordo com as in­formações, trata-se de um homem, de 82 anos, que morreu no dia 1º de março e não estava internado. O caso é considerado impor­tado, já que uma semana antes de confirmada a do­ença, o idoso visitou a filha em Jales.

A Prefeitura de São Fran­cisco divulgou nas redes so­ciais que já foram confirma­dos cinco casos para dengue no município. Ainda con­forme as informações, é a primeira vez na história que São Francisco registra uma morte por dengue.

VOTUPORANGA

O mu­nicípio de Votuporanga, que vem sofrendo amargamente com a epidemia de dengue, registrou na sexta-feira (22) a terceira morte por dengue do ano, de acordo com a pre­feitura.

Segundo a Secretaria da Saúde, trata-se de um ho­mem de 70 anos, morador do bairro Pozzobon, que morreu no dia 20 de feve­reiro.

Desde o início de 2024, Votuporanga registrou 1.185 casos positivos da doen­ça, de acordo com dados da Saúde do Governo do Estado.

Com a confirmação deste novo óbito em Votuporanga, a região noroeste conta com oito mortes pela doença, sendo: Votuporanga (3), São Francisco (1), Itajobi (1), Ira­puã (1), Parisi (1) e Olímpia (1).

JALES

De acordo com a coordenadora da Equi­pe Municipal de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Ja­les, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, em relação ao caso de São Francisco, “a trans­missão no município pode ocorrer de pacientes de ou­tros municípios se contami­narem em Jales, assim como nossa população pode viajar e voltar contaminada de ou­tras cidades.”

Para que um caso seja considerado importado, Vanessa explicou que exis­tem alguns tópicos a se­rem observados, tais como: local em que o paciente esteve nos últimos 7 a 15 dias antes de início de sin­tomas e se onde ele mora tem ou não transmissão. “Portanto, o paciente de São Francisco deve ter se enquadrado em algumas dessas hipóteses para ter sido considerado importa­do de Jales”, disse.

Ainda de acordo com a Equipe Municipal de Com­bate às Endemias de Jales, já foram registradas 445 notifi­cações de casos de dengue. Desses, 244 testaram negati­vos, 52 positivos e 149 estão em investigação.

VACINA

O Ministério da Saúde comunicou que re­distribuirá as vacinas contra a dengue para municípios considerados prioritários, mas que não foram aplica­das. Segundo a ministra Ní­sia Trindade, a estratégia de ampliar o oferecimento de imunizantes para outras cidades foi decretada como emergência em saúde pú­blica.

Apesar da redistribui­ção, a faixa etária de quem está apto a receber as doses não vai se alterar — conti­nuará sendo aplicada em jovens entre 10 e 14 anos. As vacinas serão reencami­nhadas para outros municí­pios dentro do mesmo esta­do para facilitar a logística de distribuição, segundo a pasta.

De 1,2 milhão doses da Qdenga entregues na pri­meira leva, segundo o mi­nistério apenas 450 mil fo­ram aplicadas até agora. Ao todo, são 350 cidades divididas em 10 estados, além do Distrito Federal, que estão em alerta para a doença.

Em complementação à vacinação, Nísia anunciou o repasse de mais R$ 300 milhões para estados e mu­nicípios adquirirem medi­camentos para o tratamen­to da dengue — como soro fisiológico, sais minerais e analgésicos.

Neste ano, já foi repas­sado cerca de R$ 1,5 bilhão para estados e municípios que decretaram emergência em saúde.

Comments are closed.