Realizado pelo segundo ano consecutivo, o Outubro Rosa na Praça foi um sucesso. O evento aconteceu na Praça Dr. Euphly Jalles, na última segunda-feira (9), em parceria do Hospital de Amor, Prefeitura de Jales e Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Jales (AVCC), e teve como objetivo de promover os cuidados com a saúde e a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
A cerimônia de abertura contou com a presença do gerente administrativo do Hospital de Amor, Arthur Bernardes, da secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, e da presidente da AVCC, Maria Aparecida Iglésias, a Cidinha.
A iniciativa mais importante foi a presença da Carreta da Mamografia, que ficou estacionada no bolsão da praça. Durante todo o dia, foram realizados exames de mamografia e coleta de Papanicolau em centenas de mulheres que fizeram os agendamentos nas unidades de saúde.
Também foram oferecidas orientações sobre prevenção do câncer de mama, de boca, saúde mental, aferição de glicemia e sinais vitais, aplicação de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, cálculo do Índice de Massa Corpórea, aplicação de vacinas, massagens e exercícios de fisioterapia para a mama.
Barracas de alimentação, roupas do bazar da AVCC e procedimentos de beleza como cortes de cabelo, tranças, design de sobrancelhas e maquiagens fizeram sucesso no espaço do Fundo Social de Solidariedade, que contou com o apoio de diversos parceiros e voluntários.
Para as crianças, foram disponibilizados brinquedos infláveis e pipoca. Diversas atrações culturais e esportivas também abrilhantaram o evento. O cantor mirim Rafinha Sanfoneiro e a dupla Osvaldo Sertanejo e Caroço do Teclado também se apresentaram, além do professor de dança “Vagnão”, que agitou a galera com uma animada aula de zumba ao final da tarde.
A secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, representou o prefeito Luis Henrique Moreira, que estava cumprindo agenda em São Paulo, e destacou a importante ação, cujo foco foi a saúde das mulheres, agradecendo a participação de todos os envolvidos, “em especial o Hospital de Amor que realiza um trabalho brilhante de acolhimento e atendimento aos pacientes em tratamento de câncer, a AVCC que tem uma bela história de luta em prol do HA e dos pacientes acometidos pela doença, a equipe do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) que também esteve conosco durante o evento na Praça.”

O gerente administrativo do Hospital de Amor, Arthur Bernardes, a presidente da AVCC, Maria Aparecida Iglésias, a Cidinha e a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza agradeceram a parceria e o envolvimento de todos no 2º Outubro na Praça
O 2º Outubro na Praça reuniu centenas de pessoas na Praça Euphly Jalles

Comments are closed.