O Rotary Grandes Lagos e o Rotary Clube de Jales, ambos do Distrito 4480, estão mobilizando mais uma vez o apoio para a vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos de idade contra a Poliomielite.
Com um trabalho de erradicação da pólio há mais de 35 anos, a intenção do Rotary é evitar um possível surto da doença após a taxa de vacinação contra a doença cair nos últimos anos.
A meta do Rotary é alertar as famílias sobre a importância de colocar em dia a caderneta de vacinação, pelo fato da patologia ter reaparecido em três países.
A campanha de vacinação contra a pólio e a multivacinação já está sendo realizada e vai transcorrer até o dia 9 de setembro. O Dia D da campanha será realizado no próximo sábado, dia 20 de agosto, sendo organizada pelos dois clubes de Jales em sete pontos da cidade durante todo o dia. Os pontos de vacinação terão brincadeiras e brinquedos para as crianças.
Além disso, os rotarianos irão distribuir panfletos nas escolas, pedindo apoio para os professores, coordenadores e pais de alunos sobre a importância da vacina.

A DOENÇA
A pólio é uma doença infecciosa, paralisante e potencialmente mortal que afeta crianças menores de cinco anos. O vírus é transmitido, normalmente, pela água contaminada, podendo atacar o sistema nervoso.
Atualmente, a pólio permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão. Se todos os esforços de erradicação parassem hoje, dentro de 10 anos, a doença poderia paralisar até 200 mil crianças por ano.

Comments are closed.