• Giana Rodrigues

O dia 4 de fevereiro marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer, criado para chamar a atenção da população para a doença que é a segunda em causa de morte nas Américas.
A disseminação de informações sobre prevenção e controle do câncer é o principal objetivo de se trazer à tona números e questões atuais sobre a doença.
Dados de 2022 da Organização Mundial da Saúde, fornecidos pelo médico oncologista Dr. Hamilton Zúniga, estimam que 9,7 milhões de pessoas perderam a vida pela doença – 1 em 9 homens e 1 em 12 mulheres.
Assustadoramente, 1 em cada 5 pessoas enfrentam o câncer durante a vida e a projeção é de que em 2050, os casos de câncer sejam 77% maiores que em 2022.
São esperados 704 mil novos casos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023 -2025, com destaque para região Sul e Sudeste que concentram cerca de 70% da incidência, segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer.
O tumor maligno mais incidente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).(Fonte: Inca )

O QUE É O CÂNCER?
Dr. Hamilton Zúniga, do Instituto de Cancerologia de Votuporanga, que também atende em Jales, explica que “o câncer é uma doença na qual algumas células do corpo crescem incontrolavelmente. Ele pode começar em quase qualquer parte do corpo humano, que é composto por trilhões de células. É uma doença genética – ou seja, é causado por alterações nos genes que controlam a forma como as nossas células funcionam, especialmente como crescem e se dividem. Esse gene pode ser herdado dos genitores pai ou mãe (espermatozoide ou óvulo respectivamente). Quando este tipo de herança ocorre chama-se linhagem germinativa e corresponde em média 10 % á 20% dos casos de câncer”, explica o oncologista.
O chamado câncer esporádico é a maioria esmagadora dos casos, quando o indivíduo desenvolve o câncer ao longo da sua vida, que corresponde a 80% a 90% dos casos, sendo esta causa de ordem multifatorial.

PRINCIPAIS CAUSAS
São apontadas pelo especialista algumas das principais causas para o câncer, sendo elas o envelhecimento da população, que levou a uma elevada prevalência de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.
Também o índice de desenvolvimento humano -IDH: “tem-se incidências diferentes de câncer em populações com maiores ou menores índices de desenvolvimento humano e por último, o estilo de vida, exposição a fatores de risco assim como a certos comportamentos.

PREVENÇÃO
Embora o câncer esteja entre as principais causas de morte em todo o mundo, alguns cânceres incidentais podem ser evitáveis.
1- redução de fatores de risco modificáveis, como: uso de tabaco, padrão alimentar pouco saudável, obesidade, exposição à radiação ionizante e ultravioleta, uso de álcool, sedentarismo e exposição a certas infecções.

2- prevenção específica do câncer: vacinação (contra o vírus HPV), cirurgia profilática (indivíduos com predisposição genética) e quimioprevenção (estudos apontam que aspirina em baixas doses parece reduzir o risco de câncer colorretal em adultos que tomam aspirina para prevenção de doenças cardiovasculares, no entanto, não parece ser tão eficaz na prevenção de outros tipos de câncer (revisão sistemática publicada em junho de 2016 pela revista Americana Annals Internal Medicine).
A principal recomendação é a mudança no estilo de vida: “manter-se fisicamente ativo e com peso saudável ao longo da vida, alimentação saudável rica em vegetais, frutas, legumes e grãos integrais, e limitando alimentos menos nutritivos, como carnes vermelhas e processadas, bebidas açucaradas e alimentos altamente processados e grãos refinados, evitar beber álcool, não fumar”, orienta o oncologista.
Importante ressaltar as vacinas recomendadas em adultos e crianças, incluindo vírus da hepatite B (HBV) e papiloma vírus humano (HPV).
Por fim e não menos importante, após citar a prevenção primária, que significa reduzir os riscos de se ter a doença, a prevenção secundária engloba estratégias, através de exames de rastreamento, para detecção em fase subclínica da doença ou em fazes muito iniciais onde as chances de cura ultrapassam 95%.

As principais medidas de prevenção secundária são:

  • Mamografia a partir dos 40 anos (Sociedade Brasileira de Mastologia) para rastreio de câncer de mama.
  • Colonoscopia a partir dos 45 anos (homens e mulheres) para rastreio de câncer colorretal.
  • Exame de Papanicolau para rastreio de câncer de colo do útero (entre os 25 aos 65 anos Recomendações da American Câncer Society (ACS) 2020.
  • Tomografia computadorizada de tórax de baixa densidade, para rastreio de câncer de pulmão, a partir dos 50 anos, para pacientes com história de tabagismo (mais de vinte maços/ ano).
  • Exame de PSA (antígeno específico da próstata) para homens a partir de 50 anos de idade (recomendação da American Câncer Society-ACS) para rastreio de câncer de próstata.
A equipe a partir da esquerda, Sirlene Queiroz (secretária), Mauricio Repiso (farmacêutico), Vinicius Schumaher (psicólogo),
Amanda Castanheira (nutricionista), Débora Caivano (administradora), Dr. Hamilton Zuniga (médico oncologista), Fernando
Bombonato (técnico de Enfermagem), Talita Amaral (enfermeira) e Camila Furlan (fisioterapeuta)

Comments are closed.