Após brigar contra o rebaixamento até o final da última edição do Campeonato Brasileiro, o São Paulo decidiu se mexer e está ativo no mercado. Até o momento, são dez saídas já confirmadas e esse número deve aumentar nos próximos dias. Em contrapartida, três novos reforços já foram anunciados e mais um está próximo de acerto.
Em relação às despedidas, as que chamam mais atenção são do lateral-direito Orejuela, do zagueiro Bruno Alves e do meia Benítez. Além disso, os goleiros Lucas Perri e Dênis Júnior, o zagueiro Rodrigo Freitas, o volante William, o meia Shaylon, e os atacantes Rojas e Galeano também deixaram o Morumbi.
Longe de grandes atuações, Orejuela não deixará saudades após temporada fraquíssima em 2021. No Tricolor desde 2017, Bruno Alves teve bons momentos, mas perdeu espaço no último ano com o técnico Rogério Ceni pelo fato de ser um zagueiro lento. Fundamental na conquista do Paulistão, Benítez custa caro e as constantes lesões não permitem uma sequência dentro de campo. Orejuela, Bruno Alves e Benítez vão jogar no Grêmio em 2022.

São Paulo precisa de mais ambição em campo em 2022

Reforço do São Paulo, Rafinha vestiu a camisa do Grêmio em 2021


Agora em relação às contratações, o São Paulo acertou a chegada do goleiro Jandrei, do lateral-direito Rafinha e do meia-atacante Alisson. Também no meio-campo, Patrick, do Internacional, tem tudo certo para chegar em definitivo ao Morumbi, e o volante jalesense Liziero deve ser emprestado ao Colorado.
Vencedor na carreira, Rafinha é disparado o melhor reforço até o momento, principalmente para o Tricolor que contou com péssimas atuações dos laterais-direitos Igor Vinícius e Orejuela em 2022. Contratado para disputar posição com Tiago Volpi, Jandrei é uma aposta que pode dar certo. No entanto, até o momento na carreira, o novo goleiro são-paulino se mostrou abaixo do titular do último ano.
A chegada de Alisson é uma aposta interessante, mesmo depois rebaixamento do Grêmio. Polivalente, o meia joga aberto pelos dois lados no setor ofensivo, vai bem na bola parada e é um lutador dentro de campo. Patrick tem características muito parecidas, também é raçudo, a diferença é que atua mais pela esquerda no setor ofensivo e pode jogar como segundo ou terceiro volante.
Até o momento, o São Paulo vai bem no mercado com os novos reforços e precisa dessa mudança de perfil no elenco após o vexame no último Campeonato Brasileiro. Ainda é necessário contratar um jogador de velocidade para o ataque. Douglas Costa foi um sonho distante já descartado, e Soteldo ainda pode chegar, mas os valores são altíssimos.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.