Clima/Tempo

Temperaturas voltam a subir no início de agosto

Por  Marco Antônio F. Conceição

(Pesquisador da Embrapa)

Depois de três ondas de frio no mês de julho, com valores próximos a 0°C (ver gráfico), as temperaturas do ar voltaram a subir no ínicio de agosto em Jales, segundo dados da estação meteorológica do CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas do Estado de São Paulo), localizada na ETEC (Escola Técnica Estadual) “Dr. José Luiz Viana Coutinho”. No entanto, embora as máximas nos últimos dias tenham voltado a se aproximar de 30°C, as mínimas permanecem abaixo de 10°C.

Não foram registradas chuvas no mês passado na região. Com isso, a umidade relativa do ar (UR) nos períodos mais quentes do dia permanece inferior a 30%. O menor valor de UR em julho foi registrado no dia 21/07 (9%).

De acordo com o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), não há previsão de frio ou de chuva nos próximos dias na região. Para informações mais atualizadas, pode-se consultar o site do CPTEC (https://tempo.cptec.inpe.br/), ou o aplicativo que está disponível para celulares.