domingo 20 junho 2021
Contexto

QUANDO EU NASCI, em 2.000, portando, no início do século XXI, a Unijales já existia há 30 anos.

QUANDO EU NASCI,

em 2.000, portando, no início do século XXI, a Unijales já existia há 30 anos. Como estudante do 4º ano de jornalismo, período de grandes questionamentos para definição de rumos, resolvi pesquisar a história da instituição de ensino nos arquivos do Projeto Memória, documentado pelo Jornal de Jales de 1.995 a 2.000.

EM 1.970,

quando a Unijales se tornou realidade pelo fundador Oswaldo Soler, não existiam faculdades em Fernandópolis, Santa Fé do Sul, Pereira Barreto, Auriflama, Paranaíba/MS, Aparecida do Taboado/MS, Iturama/MG. Ou seja, Jales foi pioneira no sistema de ensino superior na região.

IDENTIFIQUEI,

durante a pesquisa, que a instituição de ensino iniciou os trabalhos com nome de Faculdade de Filosofia, Ciências Contábeis e Letras. Depois, tornou-se Faculdades Integradas de Jales. Hoje, rumo aos 51 anos de existência, a Unijales oferece mais de 50 cursos, entre eles de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.

DURANTE

sua história, a faculdade jalesense recebeu grande apoio da população e acolheu figuras de projeção nacional para conferências, palestras e debates, entre os quais um ex-presidente da República, o lendário Jânio Quadros.

PORÉM, O QUE TORNA

a Unijales diferenciada é que a escola foi a única porta de entrada para que jovens de Jales, da região e de estados vizinhos tivessem acesso ao ensino superior, conforme relatam tantos professores, inclusive alguns de quem tive a honra de ser aluno.

OUTRO FATO

marcante é que a Unijales sempre teve responsabilidade social, inclusive nos dias atuais. Em parceria com a Prefeitura de Jales, o Centro Universitário está oferecendo 30 bolsas integrais para os estudantes jalesenses com baixa renda e que, com essa oportunidade, poderão ter formação profissional a custo zero.

AS BOLSAS

estão sendo disponibilizadas para os cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia, Matemática, Ciências Biológicas e História. As inscrições devem ser realizadas até o próximo dia 9 de abril, na Secretaria Municipal de Educação, que estará aberta das 8 às 12 horas. Leia matéria completa no Programe-se, página 2-3. (Bruno Gabaldi)


Desenvolvido por Enzo Nagata