Artigo

Psicologia nas organizações: Importância no Cenário atual

A psicologia nas Organizações é um ramo que vem crescendo nos tempos atuais, devido à intensa globalização e crescimento de empresas. Porém, a psicologia tem diversas formas de atuação e muitas vezes seu verdadeiro papel e importância passam despercebido, principalmente pelas pequenas empresas.

Uma organização é a junção de várias pessoas; e a psicologia muda não só os comportamentos das pessoas, mas também o ambiente. Atua na parte de Recursos Humanos, setor responsável pela gestão de pessoas, utilizando-se de um conjunto de técnicas e práticas com finalidade de gerir fatores internos e potencializar o capital humano.

Muitos empreendedores deixam de investir na área por quererem poupar dinheiro; mas se esquecem que o sucesso da empresa depende de todo o desempenho dos funcionários. Quanto mais eficazes forem realizados os processos de admissão, integração de funcionários, menos problemas futuros a empresa terá, e a recompensa será a longo prazo.

Como o behaviorismo radical, filosofia da ciência do comportamento consegue auxiliar nesse campo? É uma abordagem muito baseada em evidências e fácil de ser aplicada e observada; por isso todos os conceitos teóricos aparecem na prática em relação à gestão de pessoas. O desempenho dos funcionários está ligado a fatores motivacionais, o que na psicologia comportamental chamamos de recompensas ou reforçamento (processo de modelagem); ao investimento em treinamento e feedbacks constantes que promovam autoconhecimento; valorização e discriminação de crenças pessoais; instalação de comportamentos de autoestima e autoconfiança; aprendizagem por modelos.

Além disso, não podemos esquecer de estabelecer a cultura organizacional, que engloba os valores, visão e missão a serem seguidos por toda equipe. Esse é um fator primordial desde pequenas à grandes empresas, que não deve estar desprendido dos objetivos da empresa, pois através da cultura que os funcionários vão se sentir pertencentes e guiados, agir com humanidade em prol da qualidade e produtividade.

 Amanda Sabatin Nunes

CRP 136588/06

(Psicóloga Clínica. Psicóloga Comportamental. Cursando Recursos Humanos na ETEC/Jales) 


Desenvolvido por Enzo Nagata