domingo 20 junho 2021
Geral

Pandemia inspira livros de professora e psicóloga

Professora Tamar e psicóloga Ellen, autora e coautora dos dois livros 

O período de pandemia, que tanto luto vem levando às famílias brasileiras, foi a pedra de toque para a publicação de dois livros escritos pelas jalesenses Tamar Naline Shumiski, tendo como coautora a filha Éllen Shumiski da Silva. Tamar, docente da Unijales, é doutoranda em Letras pela UNESP-Ibilce/São José do Rio Preto, e Éllen, psicóloga cognitivo comportamental, é mestranda em sua área pela USP-Bauru.

Intitulado “Tatá e o jardim secreto da vovó na quarentena”, o primeiro livro foi publicado em 2020 e trata de uma garotinha de 4 anos que, ao se encontrar com sua avó, faz visitas ao jardim secreto e lá, entre outras coisas, conversavam com as plantas e animais. O tema estimula a imaginação e a fantasia das crianças, bem como trata da pandemia do coronavírus e de como é possível se prevenir dela.

Quanto ao segundo livro, “Tatá e as aulas remotas na pandemia”, Tamar explicou: “trata-se de uma abordagem diferenciada, quando apresenta as aulas a distância que estão sendo vivenciadas pelas crianças neste momento crítico”. E completou: “o livro também fala do desafio de falar em público e não ter medo de errar, uma vez que é na escola que se desenvolve certas habilidades, como esta”.


Desenvolvido por Enzo Nagata