Especial

Mariana Saad Carvalho,

As pessoas pouco familiarizadas com a rede mundial de computadores nâo têm a menor noção da popularidade da jalesense Mariana Saad Carvalho. Com apenas 20 anos, estudante universitária, Mariana virou celebridade nacional . A tal ponto que ela foi tema de reportagem no site globo.com, do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, um dos três mais influentes do país .
Os números de Mariana são exuberantes. Seu canal no YouTube, em que dá dicas de maquiagem, chega a 1 milhão de acessos por post. No Instagram, outra dede social, ela tem cerca de 350 mil seguidores. Ou seja, oito vezes a população de Jales. 
Como já registrou o Jornal de Jales, Mariana, em abril do ano passado, chegou a ser notícia até no Instagram do jornal New York Times, o mais importante do mundo. 
Filha de Ana Raquel Saad Carvalho e Dario José de Carvalho, irmã de Maria Luiza e neta de Silvinha e Jamil Saad, Mariana  foi entrevistada pelo Jornal de Jales....(D.R.J.)

J.J. - Hoje, você é uma blogueira de sucesso em nível nacional. Como tudo começou?
Mariana Saad -Hahaha é mesmo de “sucesso”? (rsrsrs) obrigada! Eu nunca fiz nada pelo sucesso, acho que justamente por isso as coisas foram acontecendo aos poucos, tão naturalmente pra mim! Que eu era (e sou) apaixonada por maquiagem, ninguém negava, desde que eu me lembro por gente, eu andava na rua feito um “patatipatata” quanto mais blush no rosto melhor (rsrsrs)! Enfim, sempre fui vaidosa e a minha mãe sempre foi talentosa na maquiagem, ela é até hoje! Eu usava tudo dela, inclusive para atender as minhas primeiras clientes. Ter começado como maquiadora, aqui em Jales, me ajudou muito. Eu aprendi maquiar, errando, testando os produtos, tentando jeitos diferentes e “criando” as minhas técnicas! Deu certo… gravei o meu primeiro vídeo maquiando uma outra pessoa e me arrisquei nos vídeos de auto maquiagem! Criei o meu canal no youtube e com o tempo, o blog veio por consequência! Fico imensamente feliz, porque eu escrevia aos finais de semana quando eu lembrava (kkk) e gravava os vídeos como um hobby, hoje a minha vida gira em torno do meu trabalho! Tanto a minha vida pessoal, como profissional… é uma só!

J.J. - Você se inspirou em alguém?
Mariana Saad - Eu brinco até hoje com as minhas leitoras, que são as minhas amigas na internet (e algumas da internet viraram minhas amigas pessoais) que o ser humano não só pode como deve se inspirar sempre em pessoas melhores que nós mesmos! Não é? Mesmo me considerando tão nova, eu já aprendi tanto com outras pessoas, espero continuar aprendendo… No começo de tudo, logo quando o blog virou o meu trabalho oficialmente, eu tive o apoio de muitas blogueiras que eu sempre admirei, isso era uma “resposta” de que eu estava no caminho certo! Hoje somos todas amigas e trabalhamos muitas vezes juntas… chega a ser engraçado e muito especial para mim! Adoro as blogueiras gringas, elas são feras na maquiagem, tem técnicas como ninguém! Eu brinco que todas elas, tem mãos de fadas rsrs! Enfim, eu vou sempre absorver o que as pessoas tem de bom para me passar! 

J.J. - Quem lhe abriu as portas para o sucesso? 
Mariana Saad - Falei em um vídeo meu, o último do #DiárioDaMari (é uma playlist que tem no meu canal onde eu falo sobre assuntos mais íntimos com as leitoras) que o que abre portas para o sucesso é abrir o seu coração! Eu percebi, que tudo dependia da minha força de vontade, isso eu sempre tive! Verdade e amor definem tudo que eu faço hoje! Por ter se tornado um trabalho, eu tenho inúmeras responsabilidades e desafios, assim como qualquer outra profissão mas eu sempre fui muito sincera e focada comigo mesma e eu acho que eu consegui passar isso para o meu público.
Eu sabia onde eu queria (e ainda quero) chegar, esse é um dos motivos de eu nunca ter parado de estudar, para estar pronta para novos desafios. Hoje graças a Deus eu tenho uma equipe maravilhosa que trabalha seriamente comigo, o F*Hits , uma plataforma de blogs criada pela empresaria Alice Ferraz e juntos buscamos sempre fazer o melhor trabalho.

J.J. - Como você lida com o assédio das seguidoras?
Mariana Saad - Essa com certeza é a melhor parte do meu trabalho. Quem me acompanha sabe que eu sou completamente ligada ao meu público. Me senti muitíssimo especial quando eu comecei a ser reconhecida nos lugares por pessoas que eu nunca tinha visto durante a minha vida. Com o tempo, junto a marcas parceiras, comecei a fazer “encontrinhos” (é assim que nós chamamos) com as leitoras e no período de 6 meses durante o ano passado, eu já tinha viajado mais de 10 cidades em estados diferentes! É sempre muito gratificante, mas eu acho que sentirei para sempre um friozinho na barriga antes de cada encontro! A energia delas é muito forte!

J.J. - Há muita fogueira das vaidades no meio?
Mariana Saad - Já passei por situações complicadas e até engraçadas (risos) mas é algo comum que vai sempre existir, né? As pessoas muitas vezes criam coisas fantasiosas (risos). No mundo da mídia, com o pouco que eu já vivi, eu acho que o que vale são as nossas atitudes! A nossa conduta é muito importante. Aprendi dentro de casa que demoramos muito tempo para construirmos a nossa imagem e um minuto para destrui-la! Na blogosfera isso vale rigorosamente. Procuro sempre com calma tomar as melhores decisões dentro de uma repercussão positiva ou negativa do meu trabalho!

J.J. - Como você faz para se manter atualizada com as últimas tendências?
Mariana Saad - Eu não paro de estudar! Estudo maquiagem até hoje e com a moda não é diferente. Não é fácil viajar para uma semana de moda, diferente do que muitas pessoas pensam! Se “cobrir” fashionweeks fosse apenas sentar e assistir aos desfiles, seria fácil fácil!! É muita responsabilidade, principalmente porque hoje em dia o meu trabalho é público e eu não controlo isso. A grande dificuldade está em saber reproduzir em palavras, fotos e vídeos, o que vivenciamos ali nas semanas de moda e em eventos em geral. A história da moda é muito complexa e interessante! Acho que eu nunca saberei corretamente sobre ela! Mas eu aproveito cada oportunidade que a vida tem me dado para entender um pouco sobre tendências em geral e passar isso para as minhas leitoras.

J.J. - Você também é estudante universitária. Como conciliar trabalho e estudo?
Mariana Saad - É difícil, mas não é impossível! Como dizem os meus pais: quando a gente pensa que está complicado, você conhece pessoas que são capazes de fazer muito mais do que você! É a pura realidade! Eu não consigo estudar fora da faculdade, por isso eu aproveito cada segundo ali dentro, eu vou para a aula e estudo mesmo! Fora da universidade, eu sigo somente com o meu trabalho. Por conta das viagens, eu estou sempre controlando as faltas (risos) tenho sorte de ter várias professoras mulheres e ter conquistado elas com o meu trabalho, aí as vezes eu posso chorar um pouquinho se a situação apertar (risos) kkkkkk

J.J. - Sua atividade é bem remunerada?
Mariana Saad - Graças a Deus eu consegui fazer com que ela fosse, é um processo lento mas é só trabalhar que ele acontece. Não é fácil conquistar um espaço no mundo digital e ser respeitada. A internet tem ganhado um espaço cada vez mais importante na vida das pessoas e eu espero que isso aumente positivamente cada vez mais. Muitas profissões inovadoras vem surgindo através das mídias digitais e eu acho que o mercado já está se adaptando a elas. Quando eu iniciei a faculdade, a Belas Artes era a pioneira em graduação de Mídias Sociais Digitais, hoje além de termos faculdades concorrentes com o mesmo curso, já existem os cursos rápidos de pós graduação em mídias digitais.
Desenvolvido por Enzo Nagata