sexta 18 junho 2021
Geral

Frepem participa do lançamento do Ranking de Universidades Empreendedoras

Na manhã de ontem (29/04) o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal (Frepem) na Alesp, deputado Itamar Borges participou do RoadShow sobre o Ranking de Universidades Empreendedoras, convidado pelos jovens empreendedores da Federação Paulista de Empresas Juniores (FEJESP). Também participou do evento o deputado Ricardo Melão, membro da Frepem. Um evento muito bem-organizado, com apresentações de conceitos e experiências das edições anteriores do Ranking.

O Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) é um estudo promovido pelo Movimento Empresa Júnior com a finalidade de contribuir com as Universidades Brasileiras, provendo a elas um estudo minucioso da sua performance perante os seus alunos e à sociedade. Segundo o estudo, uma Universidade Empreendedora é aquela composta pelo corpo acadêmico, inserido em um ecossistema favorável e que desenvolve a sociedade por meio de práticas inovadoras. O RUE é composto por seis dimensões analisadas: Cultura Empreendedora, Inovação, Extensão, Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro. Dentro delas, são dispostos 16 indicadores os quais são preenchidos através de 3 fontes de informação: Pesquisa de percepção discente, dados internos das Universidades e base de dados externa.

Itamar Borges foi o autor da Lei 15.693/2015, elaborada pela Frepem, que criou o Plano Estadual de Educação Empreendedora, para inserção do empreendedorismo nas escolas de ensino médio e escolas técnicas. Tema que Itamar valorizou desde quando foi prefeito, sendo inclusive premiado pelo Sebrae, por implantar educação empreendedora em todas as escolas de Santa Fé do Sul, desde o ensino fundamental ao superior.

O Ranking é um importante indicador das ações sobre empreendedorismo desenvolvidos nas Universidades e estimula a cultura empreendedora em toda a sociedade. Os parlamentares presentes anunciaram a satisfação com a participação das universidades estaduais paulistas, das universidades federais e universidades particulares no Ranking, e informaram que a Assembleia Legislativa está de portas abertas para estimular e fortalecer o RUE. Inclusive para o lançamento dos resultados do Ranking, que deverá ocorrer no segundo semestre.

A FEJESP é uma associação parceira que integra a Frepem. Cumprimentamos o todo o time do movimento empresas júniores, em especial Rafael, Lucas, Henrique, Arthur, Victor e Amanda que organizaram o evento.

Todas as universidades do país podem se inscrever. Para mais informações, acesse o site https://universidadesempreendedoras.org/ ou mande um e-mail para rue@fejesp.org.br.


Desenvolvido por Enzo Nagata