Fique Sabendo

DIGITAIS – Como noticiou esta coluna há 15 dias ...Empolgado com os bons ventos que sopram em sua direção, o prefeito Roberto Visoná ...

Roberto Visoná, prefeito de Dirce Reis, deu detalhes de investimento que a cidade receberá em 2022 /// Foto: Bruno Gabaldi 

DIGITAIS – Como noticiou esta coluna há 15 dias, um poderoso político da região vinculado por laços de família a próspera empresa estaria prestes a instalar unidade na região. Empolgado com os bons ventos que sopram em sua direção, o prefeito Roberto Visoná, de Dirce Reis, entrevistado pela Antena 102 FM, acabou com o mistério e deu a ficha. A empresa que deve se instalar em Dirce Reis é da família do deputado estadual Carlão Pignatari.

NINHO QUENTE – Em meio a intenso bate-boca, com direito a um verdadeiro festival de troca de farpas, os governadores João Doria (São Paulo), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, disputam hoje as prévias para escolha do candidato do PSDB à presidência da República. A votação ocorrerá das 8 às 15 horas e a previsão é de divulgação dos resultados no fim da tarde.

CADASTRO – Terão direito a voto neste domingo 44.700 tucanos, aí incluídos ex-presidentes nacionais, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos , vice-prefeitos, vereadores e demais filiados. A coluna apurou que haverá peso qualificado para os votantes em quatro categorias. Os eleitores farão uso de aplicativo desenvolvido pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e empresa de auditoria Kryptus, especialista em segurança cibernética.

ARRASTÃO – Dos 600 filiados ao PSDB de Jales, 50 se cadastraram e estão aptos a votar, entre os quais o prefeito Luís Henrique Moreira, os vereadores Bismark Kuwakino e Bruno de Paula e outras 47 pessoas. A deputada estadual Analice Fernandes, seu marido Fernando Fernandes, subsecretário de Desenvolvimento Regional, e assessores do deputado estadual Carlão Pignatari, presidente da Assembleia Legislativa, percorreram a região nos últimos 30 dias cadastrando eleitores. Claro, como cabos eleitorais de Doria.

ARQUIBANCADA- Na região, há uma animada torcida para que Doria seja escolhido. Caso o PSDB eleja Doria, a cadeira dele no Palácio dos Bandeirantes será ocupada pelo vice-governador Rodrigo Garcia, que tem profundos vínculos por aqui.

VIRADA- Quando o Congresso Nacional aprovou Projeto de Emenda Constitucional promovendo alterações na Lei de Improbidade Administrativa, não faltou quem se referisse ao fato em tom cáustico.Embora os advogados da área tivessem gostado muito, o mínimo que os críticos diziam é que os parlamentares tinham transformado a lei que punia Improbidade Administrativa em “Lei da Impunidade”.

FICHA LIMPA- Pois bem, foi exatamente com base nas novas regras que a 9ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de Paulo cancelou a condenação por improbidade administrativa de Luciano Cezar Scalon, ex-prefeito de Nipoã, cidade vizinha a Monte Aprazível. Em ação proposta pelo Ministério Público e aceita pelo juiz em primeira instância, Scalon foi condenado a devolver aos cofres públicos, por danos ao erário, algo em torno de R$ 111.200,00 e pagamento de multa no mesmo valor. Por unanimidade e de acordo com a nova interpretação da lei, os desembargadores não enxergaram “dolo” na ação do ex-prefeito.

DEFESA – Por ser o primeiro caso na região noroeste, o cancelamento da condenação foi repercutido nas páginas nobres da mídia regional. O que talvez poucos sabem é que o recurso da defesa do ex-prefeito foi feito por um advogado jalesense, Rafael Cézar dos Santos, um dos sócios de escritório de advocacia onde também atua outro filho da terra, Carlos Eduardo Gomes Callado Moraes, o Cadinho. O escritório fica em São Paulo.

QUEM É – O advogado Rafael Cezar dos Santos é graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo com pós-graduação em Direito Eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista. Atua em Direito Administrativo e Improbidade Administrativa de forma consultiva e contenciosa. Ou seja, sugere caminhos e também vai para o embate. Rafael é filho de Nadir Mazete dos Santos e Percival Cézar dos Santos, bancários aposentados, e irmão do odontólogo Percival Junior.

ARQUIVO MORTO – Como um assunto puxa outro, os ex-prefeitos Humberto Parini, Eunice Mistilides Silva, Pedro Manoel Callado Moraes e Flávio Prandi Franco respiraram aliviados. O juiz Fábio Camargo Dantas, da 1ª Vara Criminal, tendo em vista manifestação do Ministério Público, que não enxergou motivo para ajuizamento de ação, determinou o arquivamento do inquérito policial decorrente da Operação “Farra no Tesouro” protagonizada por Érica Cristina Carpi, que foi tesoureira da Prefeitura durante nove anos (2009-2018). Também ficaram fora do barulho os secretários de finanças que aturaram no referido período e mais dois servidores.

Justiça mandou arquivar inquérito policial aberto para investigar Parini, Nice, Pedro Callado e Flá no caso Érica