domingo 17 outubro 2021
Esportes

COMUNIDADE ATIVA Prefeitura lança projeto para melhoria de qualidade de vida dos munícipes

A reunião entre as Secretarias de Esportes, Saúde e Comunicação que aconteceu na última semana foi para efetivar os últimos ajustes do lançamento do projeto “Comunidade Ativa”

Foi lançado na última semana pela Secretaria Municipal de Esportes, Saúde e Comunicação o projeto “Comunidade Ativa”, que tem como objetivo apresentar estratégias para a prática de atividades físicas em casa e em ambientes abertos e amplos, respeitando sempre as normas sanitárias vigentes.

Além disso, o projeto visa desenvolver ações de políticas públicas voltadas à prática de atividades físicas e adoção de hábitos saudáveis como forma de enfrentamento à pandemia do coronavírus, incentivando a busca de uma vida mais saudável e ativa, mesmo após a imunização da Covid-19.

O secretário municipal de Esportes, Cultura e Juventude, Wilter Guerzoni, explicou que com o projeto “pretendemos investir em políticas e ações que promovam a caminhada, o uso da bicicleta e a recreação nos espaços públicos da cidade”.

De acordo com o secretário municipal de Comunicação, Douglas Zílio, o projeto será um desafio e a adesão da população é de extrema importância. “Para dar andamento ao Comunidade Ativa, a nossa equipe, com o auxílio do departamento de Tecnologia de Informação da Prefeitura, vai produzir e publicar vídeos informativos sobre a prática de exercícios físicos. Diversos temas serão abordados, para abranger grande parte de nossa população”, ressaltou Douglas.

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Leidepaula Belon, disse que além dos cuidados que as pessoas devem ter em prevenção ao coronavírus, “devemos levar em consideração os benefícios que o nosso organismo recebe com a prática de exercícios físicos, amplamente reconhecida como uma estratégia natural para o tratamento e prevenção de diversas doenças, sejam elas de caráter metabólico, físico ou psicológico”, frisou a enfermeira.

PRIMEIRO VÍDEO

Com o tema “Medidas protetivas sim! Sedentarismo não!”, foi apresentado na última quarta-feira, dia 17, o primeiro vídeo da série do projeto “Comunidade Ativa” para incentivar a população a buscar mais qualidade de vida através da adoção de novos hábitos.

O educador físico da Secretaria de Saúde, Idair Lopes, protagonista do primeiro vídeo, abordou números e a tendência do sedentarismo ser uma nova ‘pandemia’. “Além do alerta do sedentarismo, um estudo, que avaliou 1.460 brasileiros, apontou em apenas um mês de quarentena o aumento de 40% no nível de estresse agudo, de 71% na ansiedade e de incríveis 90% no nível de depressão. O estilo de vida sedentário traz diversos agravos à condição de saúde, como perda de massa muscular, acúmulo de gordura, resistência à insulina, elevação da pressão arterial, entre outros. A prática regular de exercícios físicos previne doenças metabólicas, físicas ou psicológicas”, ressaltou Idair.

O educador físico lembrou que nos próximos episódios serão demonstrados exercícios e atividades que podem ser realizados em casa ou em local aberto sem aglomeração.

O material está disponível através do link: https://www.youtube.com/watch?v=5d_PT-D7b0o

O educador físico Idair Lopes foi o protagonista do primeiro vídeo do projeto com o tema: “Medidas protetivas sim! Sedentarismo não!”


Desenvolvido por Enzo Nagata