Esportes

COMUNIDADE ATIVA: Retomada de exercícios físicos pós Covid-19 deve ser dividida em três categorias, afirma educador físico

No novo vídeo do Projeto Comunidade Ativa, o educador físico Idair Lopes orienta sobre a forma mais segura de retornar aos exercícios físicos após receber alta do tratamento contra a Covid-19

“É importante levar em consideração o quadro clínico de cada paciente. Eles são divididos em três categorias: leve, moderada e grave. A partir desta classificação é possível entender qual é a hora correta para a retomada das atividades físicas”, informou Idair Lopes Neto, educador físico da Prefeitura de Jales na 5ª edição do Projeto Comunidade Ativa, divulgado no Youtube.

No novo vídeo, produzido pelas secretarias municipais de Esportes, Saúde e Comunicação, o educador físico Idair explica que em quadros clínicos leves e moderados é necessário que o paciente realize avaliação médica e eletrocardiograma, sendo que, estando os indicadores normais, é possível retornar as atividades cerca de duas semanas após a alta, para os quadros clínicos leves, e duas semanas sem sintomas, com reavaliação médica a cada 60 dias, para os quadros moderados.

Já os pacientes que apresentaram casos graves de contaminação pela Covid-19 devem realizar avaliação médica, eletrocardiograma e exames laboratoriais para avaliar sua saúde. “Com os exames em dia, é possível dar início a atividades físicas graduais após 14 dias sem sintomas, também passando por reavaliação médica a cada dois meses”, ressaltou Idair.

Ainda de acordo com o educador físico, caso os indicadores dos exames não estejam dentro do esperado, o paciente deve seguir as recomendações do seu cardiologista até conseguir a liberação para se exercitar. “Lesões cardíacas são comuns em pacientes com Covid-19 e ocorrem em até 30% dos casos de pacientes hospitalizados”, orientou.

O PROJETO

O Comunidade Ativa visa desenvolver ações de políticas públicas voltadas à prática de atividades físicas e adoção de hábitos saudáveis como forma de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

O projeto incentiva a busca de uma vida mais saudável e ativa, mesmo após a imunização, apresentando estratégias para a prática de atividades físicas, visto que este hábito é amplamente reconhecido como uma estratégia natural para o tratamento e prevenção de diversas doenças, sejam elas de caráter metabólico, físico ou psicológico.

Os vídeos podem ser acompanhados através do endereço eletrônico: https://www.youtube.com/channel/UC0aBtJ7jKQIS_27bslRxqIA/featured .