sexta 18 junho 2021
Fique Sabendo

CHÃO PRETO – A estrada vicinal Victorio Prandi, que liga Jales a Dirce Reis, foi incluída no programa Novas Estradas Vicinais, lançado pelo governo paulista.

Deputado Fausto Pinato diz que presidente Bolsonaro precisa ser internado 

CHÃO PRETO – A estrada vicinal Victorio Prandi, que liga Jales a Dirce Reis, foi incluída no programa Novas Estradas Vicinais, lançado pelo governo paulista, quarta-feira, 5 de maio. Serão recuperados 3 mil quilômetros ao custo total de R$ 2 bilhões e 500 milhões.

NÃO DEU TEMPO – Este era o grande sonho do prefeito de Dirce Reis, João Carlos Rainho (PSDB). Ao visitar a redação do Jornal de Jales no final de janeiro, ele falou com entusiasmo sobre a obra, manifestando confiança de que esta seria a grande marca de sua administração. Não deu tempo. Ele faleceu um mês depois vitimado por complicações decorrentes da Covid-19.

PIRAÇÃO – Desde que passou a confrontar o governo Jair Bolsonaro, o deputado federal Fausto Pinato (Progressistas), segundo mais votado em Jales na eleição de 2018, tem conquistado amplo espaço na chamada grande imprensa. Foi o que voltou a acontecer na semana que passou. A coluna Painel, a mais lida da Folha de S. Paulo, na edição de quarta-feira, dia 5, dedicou dois tópicos a Pinato, presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, que, em nota oficial, referindo-se a declarações do presidente Bolsonaro consideradas desabonadoras aos chineses, afirmou literalmente: “recomenda-se a interdição civil para tratamento médico”.

TROPA DE CHOQUE – Quem também não sai das páginas dos grandes jornais, mas por motivos diametralmente opostos, é outra deputada que está conquistando simpatizantes em Jales —Carla Zambelli, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal, e ferrenha defensora do governo Bolsonaro. Na edição de terça-feira, 4 de maio, a Folha de S. Paulo dedicou a página 7 do primeiro caderno à deputada com o título “Zambelli reforça tropa de choque de Bolsonaro e gera atritos no Congresso”. E no subtítulo: “deputada tentou na Justiça impedir o senador Renan Calheiros de relatar CPI”.

MADRINHA – Carla Zambelli é a madrinha de um projeto articulado por Clóvis Pereira, presidente do Jales Clube, cujo objetivo é a instalação de um centro de tratamento de doenças raras em área de 59 mil metros quadrados doada pela agremiação com anuência dos sócios fundadores. A deputada fez o meio de campo entre o clube e a Casa Hunter, entidade filantrópica sem fins lucrativos, cujo presidente, Antoine Daher, já deu sinal verde.

RECIPROCIDADE – Clóvis Pereira, fundador e presidente do clube há 43 anos, passou a semana preparando a papelada para lavrar a escritura de doação em cartório à Casa Hunter. Ele está muito confiante e confidencia a amigos que, aos 82 anos, voltará às ruas para fazer campanha para Carla Zambelli, dando-lhe votação compatível com a grandeza do projeto que está em gestação.

BOLA DA VEZ - Deputado federal mais votado em Jales em 2014, quando obteve 10.867 votos, o atual vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) virou assunto de matéria de mais de meia página na edição de segunda-feira, 3 de maio, no jornal “Folha de S. Paulo”. Segundo o texto, entre aliados do governador João Doria, a migração de Rodrigo ao PSDB é dada como certa e está prevista para os próximos meses. O próprio vice-governador, no entanto, não declarou publicamente que irá trocar de partido e evita responder sobre esse tema.

ESTICA ... - “A vinda de Rodrigo Garcia representa um sentimento de centenas de prefeitos, deputados e militantes. Ele tem mais de 20 anos de serviços prestados aos governos do PSDB”, afirma Marco Vinholi, presidente do PSDB paulista e secretário estadual de Desenvolvimento Regional.

... E PUXA – Ainda conforme a “Folha”, o presidente do DEM, em São Paulo, deputado federal Alexandre Leite, diz que o partido não esgotou seus esforços para que Rodrigo permaneça. De toda forma, no DEM prevalece uma leitura pragmática. Leite afirma que a candidatura de Rodrigo ao governo, seja no partido ou no PSDB, é um projeto do DEM e que a migração não deixará mágoas.

 QUINTAL – Uma pergunta não quer calar: caso Rodrigo se transfira para o PSDB, o ex-prefeito Flávio Prandi Franco, seu maior aliado na região e que é presidente do Diretório Municipal do DEM, vai ficar onde está ou topará ser soldado raso no exército tucano?

RODINHAS NOS PÉS – Como um assunto puxa outro, vale lembrar os caudalosos elogios que o vice-governador fez ao neo-riopretense Itamar Borges, líder do MDB na Assembleia Legislativa. Conforme registro do Diário da Região, o vice-governador esteve na região, dia 1º de maio, para anunciar aporte de R$ 16 milhões e 900 mil para retomada e conclusão de hospital em Mirassol pilotado pela Associação São Francisco de Assis da Providência de Deus, de Jaci. Durante seu discurso, Rodrigo disse que Itamar tem “rodinhas nos pés”. E explicou: “por onde eu ando, e também o governador João Doria, na capital e no interior, a gente encontra o Itamar”.

Vice-governador Rodrigo Garcia diz que deputado Itamar tem rodinhas nos pés

Desenvolvido por Enzo Nagata