Eventos

Casa do Poeta lança 7º Concurso Literário em comemoração ao aniversário de Jales

Em comemoração aos 80 anos de Jales, celebrados no dia 15 de abril, a Associação Casa do Poeta e do Escritor de Jales, lançou na manhã de terça-feira, dia 13, em formato online, o 7º Concurso Literário com o objetivo de despertar o interesse dos alunos jalesenses à prática da escrita.

O concurso tem apoio da Prefeitura Municipal de Jales, Secretaria de Esportes, Cultura e Juventude de Jales, Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Ensino Região de Jales e Secretaria de Comunicação Social.

De acordo com a presidente da Casa do Poeta, Marilene Pacheco Teubner, o concurso tem como tema “Pandemia” e poderão participar estudantes de todas as escolas da rede pública e particular, desde o Ensino Fundamental I e II até o Ensino Médio. Alunos do ciclo I de 1º a 3º ano participarão através de desenhos.

“Este evento literário busca um olhar diferenciado sobre o coronavírus e a manifestação de apoio aos doentes, aos profissionais da saúde, aos familiares que perderam entes queridos, prezando a vida e as relações de amizade, o convívio humanizado entre as pessoas, mesmo que à distância, nos moldes impostos pela disseminação do contágio, transcrevendo de forma poética o ‘sentir’ através do tema “Pandemia”, explicou Marilene.

POESIA E PREMIAÇÃO

Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 30 de junho. Neste período, cada participante vai escrever uma poesia com a orientação dos professores de Língua Portuguesa. Ficará sob responsabilidade da escola formar uma comissão julgadora para escolher três representantes de cada sala.

Todos os materiais devem ser encaminhados para os organizadores do evento (Casa do Poeta) que os reencaminharão para a banca julgadora da ANLPPB (Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro), reconhecida pela UNESCO, para a escolha dos finalistas.

Os alunos de licenciatura em Letras, Pedagogia e Artes da Unijales vão apoiar a divulgação, execução, seleção e, até mesmo, sugestão de lançamento com produções poéticas e obras de arte de sua autoria.

Os trabalhos selecionados farão parte da V Coletânea Primeiros Versos, que será lançada de forma digital, na noite de premiação, quando ocorrerá o sarau dos participantes.

O evento será realizado na Câmara Municipal de Jales, no mês de outubro, ou de forma online dependendo da situação atual. Todos os participantes receberão certificado de participação. Os três primeiros colocados de cada categoria ganharão troféus e livros de poetas da ANLPPB entre outros prêmios, como lápis de cor e camisetas.


Desenvolvido por Enzo Nagata