domingo 17 outubro 2021
Geral

ÁGUA GARANTIDA: Mais de 150 metros já foram perfurados em obra do Poção III

A obra, realizada na Bacia Turvo/Grande entre Jales e Urânia, vai perfurar aproximadamente 1.400 metros de profundidade com expectativa de vazão de 300 mil litros de água por hora

A obra do Poção III da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), iniciada há mais de 15 dias, já perfurou 150 metros de profundidade.

De acordo com Antônio Rodrigues da Grela Filho, o Dalua, (superintendente da Sabesp), e Gilmar Rodrigues de Jesus (gerente regional da companhia), a obra está sendo realizada na Bacia Turvo/Grande, entre Jales e Urânia, em uma área de 1.500 m² doada pelo empresário Júnior Ferreira à Prefeitura de Jales, que cedeu o espaço à Sabesp para a efetuar a perfuração.

Segundo Dalua, o Poção terá profundidade cerca de 1.400 metros e expectativa de vazão de 300 mil litros por hora. “As obras complementares incluem um reservatório com capacidade para 500 mil litros, três torres de resfriamento, duas estações elevatórias de água, automação, edutor, bombas, instalações hidráulicas e elétricas”.

O Poção III, obra orçada em aproximadamente R$ 8 milhões, garantirá o abastecimento de água para Jales, Urânia e Santa Salete para os próximos 20 anos. O prefeito Luis Henrique Moreira e a vice Marynilda Cavenaghi visitaram a obra na manhã de segunda-feira, dia 4 de outubro.

Na oportunidade, Gilmar e Dalua informaram também que as brocas estão chegando em uma camada de pedra no solo que tem aproximadamente 900 metros até chegar na água. Ainda segundo eles, apesar de o nível estar rebaixando, o sistema de abastecimento de água em Jales consegue manter a vazão suficiente para atender toda a demanda de consumo atual.

Atualmente, cerca de 90% de toda a água que abastece a população jalesense é retirada do Aquífero Guarani, considerado a segunda maior reserva de água subterrânea do planeta.


Desenvolvido por Enzo Nagata