Contexto

A ZONA RURAL continua sendo a locomotiva de nossa cidade, região, estado e país.

A ZONA RURAL

continua sendo a locomotiva de nossa cidade, região, estado e país. No decorrer dessa pandemia, o setor da agropecuária teve ascensão na economia, pois garantiu e continua comprometendo-se com a alimentação das pessoas. É da roça que vem a comida no prato.

PORÉM,

é preciso ter um olhar futurista. Com o êxodo rural, as grandes cidades acolheram pequenos agricultores que saíram de suas terras para buscar uma vida melhor. Agora, com a saturação dessas grandes cidades, de modo compassado, o interior vem acolhendo essas pessoas que atualmente retornam para ficar ou simplesmente vem para passeio.

AÍ QUE ESTÁ

o X da questão. É o momento de promover em nossas terras um turismo diferenciado: o turismo rural. Nesse sentido, a Prefeitura de Jales está iniciando um trabalho não somente no meio rural, mas também no âmbito urbano.

A SECRETARIA

Municipal de Comunicação disponibilizou um “menu” dedicado ao turismo jalesense no site oficial da Prefeitura, que pode ser acessado através do link: https://jales.sp.gov.br/turismo/ . Nesse espaço, o internauta tem à disposição informações sobre o turismo de saúde, hotelaria, gastronomia, lazer e turismo rural.

DE ACORDO

com a diretora de Comunicação, Ana Carla Bologna Vieira, a cidade é destaque nacional no cultivo de uvas finas e outras frutas, também possui uma propriedade rural com uma nascente preservada que desagua no Córrego do Veadão e está sendo aberta para visitação.

É IMPORTANTE

levar em consideração que a implantação do turismo rural, e suas variantes, deve ser bem-planejado para não causar transtornos. Já que Jales faz parte dos Municípios de Interesse Turístico (MIT), é preciso capacitar os produtores rurais e comerciantes que vão acolher esses turistas.

DE QUALQUER

forma, esse pontapé do “menu turismo” no site da Prefeitura é só o começo de várias outras ações em favor da economia jalesense.  (Bruno Gabaldi)


Desenvolvido por Enzo Nagata