Contexto

A EDUCAÇÃO é fundamental para o desenvolvimento do ser humano ...

A EDUCAÇÃO

é fundamental para o desenvolvimento do ser humano e, consequentemente, do local onde ele habita em termos de bairro, cidade, estado e país. A importância da alfabetização vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ou seja, permite a formação cidadã dos estudantes e que aprendam a viver em sociedade.

AS ÁREAS

do saber que permitem trabalhar a cidadania são: Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza. Através do estudo dessas esferas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é possível proporcionar ao aluno habilidades de incorporação de direitos e responsabilidades, tomada de decisões, análise, ética, moral, maior solubilidade de problemas, participação social e liderança.

NO TRÂNSITO

não é diferente. A educação no trânsito é primordial para o bem-estar dos condutores. Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, a Prefeitura de Jales, através do Departamento de Mobilidade Urbana e com parceria da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo um concurso de redação para os alunos dos 3ºs e 4º anos matriculados na rede municipal de ensino.

O CONCURSO

conta com dois temas de redação diferentes: “Educação no Trânsito não tem idade” para as crianças do 3º ano e “Trânsito com Cidadania”, destinados aos alunos do 4º ano. Altair Ramos Leon, responsável pelo setor de Mobilidade Urbana do município, explicou que, para participar, os estudantes receberam orientação em suas escolas para dar início a produção dos textos. A intenção do concurso de redação, ainda de acordo com Altair Leon, é incentivar o hábito da escrita às crianças e que elas aprendam desde cedo a importância do respeito no trânsito.

ADRIANA CAMPOS,

secretária municipal de Educação, informou que as redações serão julgadas por profissionais da área da educação e os vencedores serão informados pelos canais de comunicação da Prefeitura de Jales. Os primeiros colocados de cada ano serão premiados com uma bicicleta. (Bruno Gabaldi)