domingo 17 outubro 2021
Contexto

A CULTURA brasileira é uma mistura de povos que trazem seus valores e diversidades de várias regiões do planeta.

A CULTURA

brasileira é uma mistura de povos que trazem seus valores e diversidades de várias regiões do planeta. Essa miscigenação oferece ao nosso país a preservação da herança cultural de inúmeros grupos étnicos diferentes.

TAL PLURALIDADE

refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais, vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições e, também, a variante linguística.

OS DIFERENTES

dialetos do povo brasileiro favorece o saber e enriquece a literatura. Nessa perspectiva, o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro de Jales vai promover neste mês de agosto o projeto “Tecendo a Rede: Contação de Histórias Africanas”.

DE ACORDO

com Higor Arco, ator e produtor do Núcleo de Produção e Difusão, o projeto tem como objetivo levar às pessoas a cultura afro-brasileira e africana, com contos que são transmitidos de geração em geração. Ainda segundo ele, o projeto será realizado em escolas, bibliotecas, espaços alternativos e até em outros municípios.

O LANÇAMENTO

do projeto, segundo Higor Arco, vai acontecer nesta semana na Casa do Poeta de Jales com a presença de convidados. No transcorrer das atividades, a contação de histórias será realizada em formato híbrido (presencial e online).

A PROPOSTA

do ‘Tecendo a Rede’ é desenvolver quatro histórias africanas contadas por dois personagens, reunindo contos como “O Jabuti de Asas” (revelando o porquê de os jabutis terem cascos rachados); “Amigos, mas não para sempre” (o porquê da eterna luta entre o gato e o rato); “A Galinha d’Angola” (apresenta o porquê a Galinha d`Angola tem pintinhas brancas); e “O Porco e o Chacal” (por que o porco tem o focinho tão curto?). (Bruno Gabaldi)


Desenvolvido por Enzo Nagata