Contexto

2021 a 2030 será a década do envelhecimento saudável ...

2021 a 2030

será a década do envelhecimento saudável, anunciou a Organização das Nações Unidas – ONU. Para que isso se torne realidade, é preciso o engajamento de cada indivíduo em ações centrais no poder público, sociedade civil organizada, setor privado e mídia.

EM UMA PROJEÇÃO

para 2030, no Brasil e no Estado de São Paulo, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população de homens e mulheres de 55 a 59 anos vai ser maior ou igual à faixa etária de 0 a 4 anos.

O IBGE MOSTRA

ainda que a tendência de envelhecimento da população vem se mantendo e o número de pessoas com 60 a 64 anos no país será superior ao de todas as outras faixas etárias em 2060.

PENSANDO EM

contribuir na qualidade do envelhecimento da população, a comunidade jalesense vem fazendo a sua parte e realizando ações para esse público-alvo. No dia 15 de junho, como já foi noticiado pelo Jornal de Jales, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI promoveu junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Lar dos Velhinhos, Pastoral do Idoso, CRAS e CREAS uma carreata no centro da cidade para conscientização contra vários tipos de violência em idosos.

JÁ EM MAIO,

mais especificamente no dia 28 daquele mês, foi inaugurado em Jales uma unidade do Centro Dia do Idoso (CDI), que leva o nome do saudoso farmacêutico jalesense “Alfredo Augusto de Oliveira Gonçalves” (Barão). O CDI, que ainda está em fase de ajustes, vai auxiliar famílias que precisam deixar seus idosos em assistência enquanto trabalham. Na oportunidade, a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, explicou que o idoso poderá ficar no Centro sem custo algum, tendo direito a três refeições por dia, descanso e a realização de várias atividades.

É IMPORTANTE

que ações como essas permaneçam e que outras possam surgir para o avanço no desenvolvimento de políticas públicas, oferecendo proteção e serviços de qualidade à população que está envelhecendo, se tornando, assim, uma Jales amiga do idoso. (Bruno Gabaldi)


Desenvolvido por Enzo Nagata