domingo 25 julho 2021
Geral

por Luiz Ramires
 
A versatilidade dos artistas Edilson Antônio da Silva e José Cruz, o Josh começa a dar resultados que logo deverão ser conhecidos por um público cada vez maior. Apesar de trabalharem muito com histórias em quadrinhos, eles também atuam em outras áreas como ilustração, caricatura, charge e design. Os dois moram na região e pretendem se instalar em Jales com uma escola de artes. 
José Cruz, o Josh, é desenhista de histórias em quadrinhos, mas trabalha também com ilustrações e criação de logotipos, logomarcas, serigrafia, pintura em tela e produção de peças para publicidade. Também faz muitas caricaturas, produzindo para agências, além de participar de eventos nessa área, como recentemente em Holambra. Ele já morou em São Paulo e em Jales, onde deu aulas durante cinco anos na Arte Em Si e atualmente mora em São Francisco.
Josh conheceu Edilson através de um amigo comum e logo viu que tinham grandes possibilidades de desenvolver uma parceria para produção de novos trabalhos, principalmente ligados a histórias em quadrinhos, pois muitas ideias estavam coincidindo.  
Edilson, que também morou em outras cidades e atualmente reside em Aparecida d’Oeste é roteirista, desenhista e arte-finalista. Ele afirma que  como os dois gostam dos mesmos artistas, tudo fica mais fácil. A partir de uma história em quadrinhos e da criação de um personagem, eles começaram a trabalhar juntos até chegar em um fanzine que já distribuíram em várias cidades e pretendem publicar logo no site de financiamento coletivo Catarse.
 
ARTE PINTADA
Edilson disse que um diferencial em relação a outros trabalhos nessa área é que eles continuam utilizando o recurso da arte pintada, com utilização de lápis, pincel, guache e nanquim, sem uso do computador, o que resulta em melhor qualidade, por ser mais elaborada. A digitalização só é utilizada para os outros trabalhos.
As histórias e os personagens são sempre diferentes, sem um foco definitivo, pois pode ser aventura, humor, ação, fantasia, romance, tecnologia ou outro gênero. O importante, como afirmam, é que cada trabalho tenha a marca da dupla que apesar de acompanhar as tendências nessa área, sempre se atualizando a partir dos seus desenhistas preferidos, imprimem seus traços e cores com muita personalidade.
 
ESCOLA
Um dos projetos da dupla é instalar uma escola de arte em Jales, para o desenvolvimento das aptidões artísticas para diversas finalidades. Josh afirma que a procura é grande, pois embora o mercado profissional nessa área ainda seja limitado, há muitas pessoas que querem aprender pintar e desenhar. Há também a abertura para o design de jóias e outras peças que  pode ser ensinado nesse espaço. Os estilos variam do clássico, ou da pintura acadêmica, até o cartoon e a charge.
 
 
 
Josh mostra uma de suas artes em desenho durante entrevista na redação do Jornal de Jales
 
 
 
Edilson falou dos projetos já realizados e outros que estão a caminho e logo deverão ser concretizados
 
 
 
 
Fotos: Josiane Bomfim
Desenvolvido por Enzo Nagata