Pra um jogador de futebol deve ser horrível cumprir os minutos de acréscimo. Ser obrigado a manter o pique depois de ter corrido feito um doido no tempo regulamentar é uma experiência de quase-morte. O nome disso é exaustão, uma sensação bem parecida com aquela de voltar pra casa depois do trabalho e ter um filho pequeno lhe esperando. E também uma casa pra arrumar, um jantar pra fazer, um cachorro querendo passear, ufa, é o mundo conjurando pra roubar o último suspiro.

Nesse momento estamos perdidos entre dois mundos:

– O da psicologia nos lembrando a necessidade de dar atenção (de qualidade) para as crianças, e

– O  da natureza nos empurrando para a cama.

Entre eles descansa a nossa consciência, essa juíza nojenta nos cobrando de não dar traumas para as nossas crias, deixá-las crescer emocionalmente saudáveis e seguras para – num futuro não muito distante – também terem os seus próprios filhos para apoquentar igualmente seus miolos.

A escritora Vanessa Barbara, uma mãe igualmente atarefada, arrumou tempo para escrever o livro Mamãe Está Cansada. Ela descreve o nosso padecimento, mas sob o olhar de uma vítima (ops, uma criança). A leitura é muito mais prazerosa, principalmente quando comparada com os artigos científicos sobre o tema.

Em 2020 os pesquisadores Desiree Y Phua, Michelle Z L Kee e Michael J Meaney publicaram no Biol Psychiatry um artigo relatando a necessidade de uma atitude mental positiva da parte dos pais como condição para um desenvolvimento adequado dos nossos capetinhas. Depois de ler esse artigo me brotou uma vontade de cortar os pulsos! Como conseguir essa tal atitude mental positiva com o corpo clamando por cama?

Todo dia das mães e dos pais eu reflito e chego à conclusão de falhar até quando sigo os manuais. Toda maneira de criar os filhos está errada na dependência do especialista de plantão. Para os experts, dar muito carinho gera um bicho mimado, ser rígido produz adultos reprimidos e estar sempre ao lado sufoca. Haja saco!

Por isso, como sugestão de presente para quem quiser verdadeiramente agradar seus velhos, esqueça as lojas. Apenas deixem-nos dormir!!

(Quem quiser saber mais sobre o artigo citado, basta conferir: Positive Maternal Mental Health, Parenting, and Child Development. Desiree Y Phua, Michelle Z L Kee, Michael J Meaney. Biol Psychiatry. 2020 Feb 15;87(4):328-337).

  • Dr. Manoel Paz Landim (Cardiologista, Professor da FAMERP de São José do Rio Preto) 

Comments are closed.