Eu não conhecia o poder de uma tartaruga marinha e não teria descoberto se não tivesse aberto minha carteira e visto aquele animalzinho ali descansando solitário naquela cédula de real novinha. Terminei a semana com aqueles dois reais e me senti milionário, o próprio Bill Gates. Não! Eu não estou posando de abnegado, louvando a saúde, ou as amizades. Falo é de riqueza material mesmo. De grana, bufunfa, arame, tutu, vil metal ! E o melhor:
– A possibilidade de gastar um monte de dinheiro e ainda preservar o bicho!
Querem saber como?
– Bastou olhar o celular e ver os anúncios chamando para comprar um carro e só começar a pagar depois do natal. Ou pagar um Playstation em doze vezes sem juros usando o cartão de crédito. E mais! se estiver no tal dia bom, conseguir até quarenta e cinco dias de lambuja antes de vencer a primeira parcela.
Foi o bastante para construir um plano mirabolante baseado no pagamento da fatura do cartão com outro cartão. Ideia de gênio! Basta ir rolando a dívida sem nunca me preocupar com dinheiro. Venceu um, pago com outro. Substituir o visa pelo Nubank, depois o Mastercad pelo American express, para voltar ao visa e repetir o ciclo. Sem mexer no ecossistema da carteira (Inclusive poderia trocar a velha por uma nova de couro de jacaré. Ops …).
Mas aí me lembrei do meu avô e o castelo ruiu. Quando ele chegou no estado de São Paulo vindo lá do seu Piauí foi trabalhar como cativo numa fazenda de café. Ele chamava assim aquele tipo de trabalho porque nunca conseguiria pagar sua conta mesmo trabalhando todos os dias. Já chegou devendo a passagem. Depois fez compras no armazém. Mais além precisou de remédio. Tudo devidamente anotado na caderneta para ser descontado nos finais dos meses.
Olhei o bichinho descansando e me deu uma vontade danada de comer pipoca e continuar com minha velha carteira de plástico. Ser rico dá muito trabalho. A minha sorte foi ter me recordado de alguns artigos médicos destacando os tais medidores de felicidade. Essas fórmulas esdrúxulas existem sim, mas apenas elencam graus similares de bem estar entre países estudados. Coincidentemente todos eles do chamado primeiro mundo (Estados Unidos, Inglaterra, Japão e Austrália).
Nenhum deles falou em alegria vinda das compras.
Ufa!
(Para saber mais, recomendo Zager Kocjan G, Jose PE, Sočan G, Avsec A. Measurement Invariance of the Subjective Happiness Scale Across Countries, Gender, Age, and Time. Assessment. 2022 Jun;29(4):826-841. doi:10.1177/ 1073191121993558. Epub 2021 Feb 12. PMID: 33576241; PMCID: PMC9047108.)

“Olhei o bichinho descansando e me deu uma vontade danada de comer pipoca e continuar com minha velha carteira de plástico”

Dr. Manoel Paz Landim
(Cardiologista, Professor da FAMERP de São José do Rio Preto)

Comments are closed.