BANDEIRA BRANCA – Aconteceu o que já se comentava nos bastidores no início de semana. Incomodados com o bombardeio a que estão sendo submetidos pela opinião pública desde que os carnês do IPTU recheados com novas taxas e contribuições começaram a chegar aos contribuintes, o grupo de vereadores que votaram pela aprovação da Lei Complementar Nº 350/2021, instituindo a chamada “Taxa do Lixo”, protocolou, sob a forma de anteprojeto, solicitação ao prefeito Luís Henrique Moreira suavizando os valores de taxas e contribuições para os setores de menor poder aquisitivo. Segundo um edil situacionista, a pressão dos eleitores estava ficando insuportável e ameaçando o projeto político de todos eles. Até o momento em que fechávamos esta edição, a tendência era o prefeito aceitar a sugestão dos vereadores e mandar um projeto à Câmara para ser examinado em regime de urgência em sessão extraordinária no início da semana que começa.
FALA POVO – Justiça seja feita. Ao acolher reclamações de variados segmentos da cidade e propor um projeto de iniciativa popular para tentar suspender os efeitos da lei que criou a Taxa do Lixo, o Fórum da Cidadania teve portas abertas em todas as emissoras com programas jornalísticos. Vamos aos fatos. O advogado Carlos Alberto Brito Neto, coordenador daquela instância comunitária e o presidente da Associação dos Engenheiros, Toninho Cruz, falaram sobre o assunto ao jornalista Vitor Inácio em cadeia formada pelas duas rádios da diocese —Assunção e Regional FM. A convite da direção , Carlos Alberto também deu entrevista gravada ao comunicador Claudinei Antonio, da Antena 102 FM. E falou ao vivo na rádio comunitária Moriah FM, vinculada à Primeira Igreja Batista de Jales, entrevistado pelo repórter Assis Duarte.
ABRINDO CAMINHOS- Só no sapatinho, como não quer nada, Cido Saraiva, ex-presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, fez um voo-rasante sobre Jales e região , em pleno domingo, 23. Ele é pré-candidato a deputado federal. Na eleição de 2018, quando foi candidato a deputado estadual pelo MDB, Saraiva obteve 43.173 votos, ficando na suplência. Dada a impossibilidade de acordo com Dilador Borges (PSDB), prefeito de Araçatuba, ele se sentiu liberado para buscar outras dobradinhas, entre as quais uma com o atual presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari (PSDB).
RETROVISOR – Para quem não se lembra, Cido Saraiva foi mantenedor durante muitos anos de uma casa de apoio a pacientes da unidade de Jales do Hospital de Amor, oriundos da região de Araçatuba, no prolongamento da avenida Francisco Jalles. Além de hospedagem, Cido bancava a alimentação tanto dos portadores de câncer quanto dos acompanhantes.
NOTÍCIA-CRIME- Deu no “Estadão” de 22 de janeiro. O deputado federal Fausto Pinato (Progressistas), com base eleitoral em nossa região e que obteve 1.960 votos em Jales na eleição de 2018, vai apresentar uma nova notícia-crime à Polícia Federal contra gestores de sites e canais bolsonaristas por ofensas contra ele e divulgação de notícias falsas acerca de sua atuação como presidente da Frente Parlamentar Brasil-China.
OLHO NELES – Na semana que passou, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a inclusão de cinco sites nas investigações do inquérito das fake News, a partir de denúncia feita pelo parlamentar no passado. Em um dos vídeos que serão levados agora pelo deputado às autoridades, o youtuber Ítalo Lorenzon insinua, em live feita há 15 dias, que Pinato “vende o Brasil para a China”.
ARTILHARIA – “É um exército extremista”, afirmou o deputado. “Fazem mentiras parecerem verdades com disparo coordenado de vídeos em plataformas, como já fizeram contra o Congresso. Isso coloca em risco a democracia. Quanto mais acelerarmos as investigações, melhor para restabelecer a verdade”.
AMEAÇAS- Ainda de acordo com a mesma fonte, Fausto Pinato em feito críticas públicas há tempos ao chamado “gabinete do ódio”. O advogado do deputado, Sidney Duran Gonçalez, afirma que seu cliente recebe diariamente ameaças pela internet.
CAUTELA – Outra do combativo deputado. Segundo a coluna Direto da Fonte, de Sônia Racy, no mesmo Estadão, atento à alta temperatura na fronteira entre Rússia e Ucrânia, e a três semanas de uma visita de Bolsonaro a Moscou para encontro com Vladimir Putin, o deputado Fausto Pinato acende uma luz pré-vermelha na diplomacia brasileira. No comando da Frente Parlamentar Brics, ele vê um sério risco de Bolsonaro “se indispor mais ainda com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos”. E referindo-se ao presidente brasileiro, disparou: “Ele é uma metralhadora descontrolada, não dá para confiar…”
PLANÍCIE – Mas, o deputado da região não se preocupa só com as coisas do planalto. De olho no ano eleitoral, Pinato não perde de vista o andar de baixo. Segundo a imprensa de São José do Rio Preto, ele terá o apoio do vereador Paulo Paulera, ex-presidente da Câmara Municipal, com forte atuação nos bairros pois, entre outras funções, já foi secretário municipal de Serviços Gerais. Em Jales, o parlamentar tem o respaldo da equipe do prefeito Luís Henrique e da vice Marynilda Cavenaghi.
CORAÇÃO DE PORCO – Leitura que se tornou obrigatória na edição impressa deste jornal, a coluna “Medicina/Evidência”, assinada semanalmente pelo médico cardiologista Manoel Paz Landim, também vem bombando na edição digital. O artigo “Tchau querida (ignorância)” abordando o caso divulgado pela Universidade de Maryland, em Baltimore, nos Estados Unidos, sobre o inédito transplante de coração usando o órgão homólogo de um suíno geneticamente modificado, rendeu 4.257 visualizações, 34 curtidas, 10 comentários e 2 compartilhamentos.