FLORES
O diretor da rádio Antena 102, o advogado Wanderley Garcia, utilizou os microfones da emissora na quarta-feira, dia 21, para uma homenagem póstuma. Ele disse que apesar de algumas mágoas políticas que teve no passado com o ex-prefeito Hilário Pupim, gostaria de vir a público parabenizar o antigo gestor da cidade pelos primeiros plantios das árvores de primavera (espécie bougainville): “ele lançou esse tipo de flor em nossa cidade, plantando na praça Euphly Jalles e na Avenida Francisco Jalles, e hoje eles enfeitam Jales”. O advogado disse que percorrendo a Marginal Áureo Fernandes de Faria, notou como estão bonitas as primaveras do local e se informou com a secretária municipal de Agricultura, Sandra Gigante, que disse que ainda faltam umas 20 mudas para serem plantadas ali, ainda neste ano.
PRESENÇA
Dom Demétrio Valentini, bispo emérito, com 84 anos, participou da 40ª Romaria Diocesana de Jales realizada no último domingo, 18 de agosto. A Romaria começou em 1985 por inspiração de Dom Demétrio para celebrar o jubileu de 25 anos da Diocese e reimplantar o Cruzeiro da fundação de Jales ao lado da Catedral. Com uma bagagem cultural e religiosa, dirigiu a Diocese de Jales durante 33 anos, período em que exerceu cargos em nível nacional como a Coordenação das Pastorais Sociais da CNBB e a presidência da Caritas Brasileira.
VISITA
Patricia Vanzolini, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP), cumpriu agenda do Programa de Interiorização da Ordem Paulista, nos dias 16 e 17 de agosto, e inaugurou Casas da Advocacia em Rosana, Junqueirópolis, Mirassol e Estrela d’Oeste. A visita se estendeu à Feijoada realizada pela OAB – Subseção Jales, onde foi recebida pelo presidente local Ricardo Hentz Ramos e o vice Arnaldo Luís Carneiro Andreu.
PREOCUPAÇÃO
Em entrevista ao radialista Assis Duarte, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Célio Martini, ressaltou a preocupação com a saúde e o aumento do número dos idosos. Dedicado a causas comunitárias, Martini não recebe remuneração, como ele mesmo diz “meu ganho é espiritual e faço com muito amor. O sonho é ver a expectativa da população subir e com qualidade de vida. A região que compõe 16 municípios está cada vez mais com uma população envelhecendo muito, isso é preocupante, pois tem que ter planejamento com o idoso”.
PREOCUPAÇÃO (2)
Segundo Martini os números mostram que em 2023 tivemos mais óbitos do que nascimentos, e isso está acontecendo este ano também. “Tem prefeitos que estão reclamando que estão perdendo o fundo de participação dos municípios, porque estão ficando menores, o jovem vai estudar em outro local e vai embora. Jales perdeu mil eleitores”, disse. Ele também afirmou que tem que haver planejamento, “não é só preocupar com as creches para crianças, tem que ter mais creches dos idosos. Ter uma infraestrutura para atendê-los, investir nessa área, a expectativa de vida em Jales hoje em medida é de 76 anos, há 20 anos era de 67 anos, a tendência é aumentar a cada ano a idade da população”.
ESTÁGIO SP
A deputada estadual Analice Fernandes informou em suas redes sociais que foi aprovado na terça-feira, dia 20 de agosto, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Projeto de Lei nº 388/24, para os estudantes que estejam regularmente matriculados e frequentando o Ensino Médio da Rede Pública estadual. Eles precisam ter no mínimo 16 anos para poderem participar do Programa Estágio SP, com remuneração equivalente a R$ 1.414,00. “Esse é mais um incentivo do governo do Estado de São Paulo e será uma oportunidade para a aprendizagem profissional do aluno, além de dar monitoria em unidades escolares da rede pública estadual. Serão vagas de estágio para a aprendizagem profissional que através de instituições e empresas que aderirem ao Programa Estágio, o aluno receberá o bolsa-auxílio estágio e a bolsa-monitoria”, declarou Analice.