PONTO FUTURO – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva só assume o mandato em 1º de janeiro do próximo ano, mas os petistas de Jales já ensaiam uma pauta de reivindicações a serem encaminhadas a órgãos da administração federal. Segundo o vereador Hilton Marques, presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, a intenção dos próceres locais é, assim que a poeira baixar, retomar a luta pela instalação de uma unidade do Instituto Federal de Educação em Jales.
PRIMEIROS PASSOS – Na verdade, a luta começou efetivamente em 2015 quando a direção do PT procurou Pedro Manoel Callado Moraes, que havia assumido a chefia do Executivo, colocando-o a par do assunto. O prefeito abraçou a ideia e chegou a viajar até São Paulo com os petistas Hilton, vereadores Luís Fernando Rosalino e Pérola Cardoso, para audiência da qual também participou o deputado estadual Zico Prado, com o professor Silmário Batista dos Santos, na época diretor geral de Infraestrutura e Expansão do Instituto.
MEMÓRIA – Naquela oportunidade, o prefeito apresentou ao diretor geral um ofício com justificativa técnica, manifestando o desejo da administração municipal e o apoio da comunidade, objetivando viabilizar a instalação do Instituto Federal em Jales, destacando que a área do polo da Universidade Aberta do Brasil, de 17 mil metros quadrados, contava com terreno livre ao lado com mais de 8.600 metros quadrados que poderia ser cedido para as construções que se fizessem necessárias.
PEDRAS NO CAMINHO – Silmário esteve em Jales, foi recebido na Prefeitura e conheceu as instalações do antigo CAIC, onde funciona o polo da Universidade Aberta. Gostou muito do que viu e se engajou na mobilização, mas dificuldades orçamentárias em nível federal agravadas pelo processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff deixaram a reivindicação em ponto morto.
RETOMADA – Agora, animado com as perspectivas relacionadas com o novo governo, Hilton vem tentando reacender a chama, tendo inclusive conversado sobre o assunto com o prefeito Luis Henrique dos Santos Moreira, já que o prédio onde funciona a UAB pertence à Prefeitura.
PORTA ABERTA – O presidente do PT tem outro motivo que o faz acreditar na possibilidade de que, desta vez, o projeto saia do papel. É que Silmário dos Santos, que conhece o assunto desde 2015 e era diretor de expansão, agora foi eleito reitor do Instituto Federal de Educação, o que, teoricamente, aplaina o caminho.
NOSSO CHÃO – A região noroeste teve alta representatividade política em nível estadual nos últimos quatro anos. Houve um momento em que num raio de 150 quilômetros, três lideranças estavam na cúpula da administração paulista —o governador Rodrigo Garcia (de Tanabi), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Carlão Pignatari (Votuporanga) e o secretário estadual de Agricultura, deputado Itamar Borges (Santa Fé do Sul).
BOM COMEÇO- Tudo indica que o governador eleito Tarcísio de Freitas, que foi muito bem votado por aqui, vai continuar prestigiando a região. Na última quarta-feira, dia 23, ele anunciou o nome do médico Eleuses Paiva como futuro secretário de Saúde. Ex-deputado federal e ex-vice-prefeito de São José do Rio Preto, Eleuses tinha boa interlocução com os médicos da região ao tempo em que foi presidente da Associação Paulista de Medicina e depois presidente da Associação Médica Brasileira.
TIRANDO DE LETRA – A propósito do futuro governo estadual, a Comissão de Transição é coordenada por Guilherme Afif. Vale lembrar que, em 1980, Afif, então secretário estadual de Agricultura do governo Maluf, esteve em Jales para divulgar o programa Pró-Feijão em reunião com agricultores e técnicos no antigo prédio da Câmara Municipal. Questionado por um engenheiro agrônomo, que considerava o programa inviável, Afifi retrucou na lata: “eu estou acostumado com dificuldades. Eu sou da área de seguros onde tenho que provar aos clientes que a morte é bom negócio…”.
CAUTELA – Deu no Estadão. Líderes de diferentes partidos da Assembleia Legislativa, como PL, PSDB, PP e União Brasil querem colocar em votação projeto que aumenta o valor destinado às emendas impositivas —verbas reservadas ao comando de deputados sem a possibilidade de corte pelo Executivo. A proposta tem apoio principalmente de parlamentares que buscam compensar provável perda de influência na gestão Tarcísio.
ESQUENTA – Como um assunto puxa outro, vale lembrar que hoje, 27 de novembro, os 20.685 eleitores de Tanabi voltarão às urnas para escolher o substituto do prefeito Norair Cassiano da Silveira (PSB), cassado por irregularidades na prestação de contas da eleição municipal de 2020. A campanha naquela cidade colocou frente a frente dois futuros candidatos a prefeito de São José do Rio Preto em 2024 —deputado estadual Itamar Borges (MDB), que apoiou o delegado de polícia Zé Francisco (PC do B), e o deputado estadual eleito Valdomiro Lopes (PSB), apoiador do concorrente Xandão Batista (PSB).