INFERNO ASTRAL – A instituição da Taxa do Lixo e duas novas contribuições embutidas nos carnês do IPTU através da Lei Complementar 350/21, que provocou verdadeira comoção popular no início de 2022, ainda continua desgastando a administração municipal. Como se sabe, acossados pela pressão popular, quatro vereadores que tinham ajudado a aprovar o projeto—Bismark Kuwakino e Bruno de Paula (PSDB), Deley Vieira (União Brasil) e João Zanetoni (PP)— mudaram de posição , juntando-se aos três que votaram contra inicialmente —Carol Amador (MDB), Hilton Marques (PT) e Elder Mansueli (Podemos) — e aprovaram Projeto de Iniciativa Popular, respaldado em 2.654 assinaturas, revogando a impopular medida.
CONTRA-ATAQUE – No último dia 15 de setembro, porém, alegando vícios de origem e “afrontas” à Lei de Responsabilidade Fiscal, Constituição Federal e até à Lei Eleitoral, o prefeito Luís Henrique dos Santos Moreira (PSDB), protocolou ato oficial vetando o Projeto de Iniciativa Popular.
TIRA-TEIMA – Diante do posicionamento do Poder Executivo, a batata quente voltou para as mãos dos vereadores. A íntegra do veto do prefeito será lida na reunião de amanhã, dia 26, mas a decisão deverá ocorrer na sessão seguinte, em 3 de outubro, um dia após as eleições gerais. Para derrubar o veto, o quórum necessário é de maioria absoluta, ou seja, seis votos.
RODINHA NOS PÉS – O deputado estadual Itamar Borges (MDB), candidato à reeleição, fez um verdadeiro arrastão em Jales no sábado, 17 de setembro. Ao lado do companheiro de dobradinha, Edinho Filho, candidato a deputado federal, o parlamentar, acompanhado de apoiadores, simpatizantes e correligionários, começou seu périplo pelo Comboio (feira), cumprimentando os feirantes de banca em banca. Depois, percorreu o centro comercial de Jales, a começar pela Rua Oito. Claro, distribuindo abraços e beijos. No mesmo dia, Itamar repetiu a operação em outras três cidades da região.
VOO-SOLO – Animado com a boa receptividade a seu nome, Edinho Filho, candidato a deputado federal pelo MDB, passou a quinta-feira, dia 22, em Jales, tendo como anfitrião o empresário Junior Ferreira, filiado ao partido e ex-provedor da Santa Casa, coordenador da campanha. No intervalo entre uma e outra visita, Edinho Filho fez um pit-stop na redação do Jornal de Jales, mostrando otimismo quando às chances de sucesso nas urnas, especialidade de seu pai. Edinho afirmou que tem campanhas consolidadas em 110 municípios.
ORDEM UNIDA – O exército de cabos eleitorais do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, reuniu-se na noite de quarta-feira, dia 21, na sede da Associação Nipo-Jalesense visando definir os planos tendo em vista a reta final da campanha. Embora o comando em Jales esteja sob a batuta do prefeito Luís Henrique, o encontro de quarta-feira teve o reforço do ex-prefeito Flávio Prandi Franco, assessor especial da Assembleia, responsável por uma série de articulações em nível estadual. A propósito, parte do grupo que apoia Carlão está pedindo votos para Marcelo Hercolin (União Brasil), ex-diretor da CDHU, que assumiu o lugar de Geninho Zuliani, candidato a vice-governador.
LAÇOS DE FAMÍLIA – Márcia Maldarine, prima em primeiro grau e assessora histórica da deputada estadual Analice Fernandes (PSDB), que passou os últimos dois anos praticamente fora da política, voltou com tudo. Embora a coordenação da campanha esteja sob a responsabilidade do assessor parlamentar Tiago Abra, Márcia vem visitando amigos, costurando apoios, pedindo votos, distribuindo santinhos, enfim, ajudando no que pode. E, claro, nunca dispensando uma boa polêmica.
DOENÇAS RARAS – Na semana que passou, a campanha à reeleição da deputada federal Carla Zambelli (PL) ganhou reforço em Jales. Segundo Clóvis Pereira, presidente do Jales Clube, o empresário José Carlos Chiaparini (Castelão das Tintas) integrou-se ao grupo e vem arregaçando as mangas. Na opinião deles, a grande chance de Jales dar uma virada passa por Zambelli, madrinha do projeto de instalação do Centro de Tratamento de Doenças Raras, através da Casa Hunter, em área de 54.900 metros quadrados doada pelo Jales Clube.
RETA FINAL – Apontado pelo prefeito Luís Henrique durante encontro promovido pela deputada estadual Analice Fernandes como candidato a deputado federal mais votado em Jales, Fausto Pinato (PP) arregimentou seus apoiadores para cruzar a linha de chegada com a medalha no peito.
GENTE NOSSA – Se não houver intercorrências de última hora, Jales poderá ter representante na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. A delegada de polícia Fernanda Lima, que já foi a vereadora mais votada em Formosa, vem despontando em todas as pesquisas com grandes chances de se eleger deputada estadual.