AGENDA APERTADA – Na terça-feira dia 20, a jalesense Carla Ayres, vereadora na Câmara de Florianópolis/SC tomou posse na Procuradoria Especial da Mulher naquela Casa. Ela foi designada com mais três vereadoras para o órgão criado em dezembro do ano passado, quando ainda era presidente da Comissão da Mulher. Em um vídeo, ela e as outras três colegas explicam que entre as atribuições da Procuradoria estão zelar pela defesa dos direitos da mulher, receber as denúncias e encaminhar para os órgãos competentes, fiscalizar e acompanhar as promoções que visem a igualdade e gênero, além de implementar campanhas educativas e antidiscriminatórias, cooperar com organizações nacionais e internacionais públicas e privadas pela implementação de políticas para as mulheres, promover estudos, pesquisas e debates sobre discriminação e violência contra as mulheres e sobre a baixa representação nas áreas da política, social e no mercado de trabalho. Ela prometeu divulgar em breve como vai funcionar a Procuradoria que considera muito importante para as mulheres da capital catarinense.
AGENDA APERTADA (2) – No dia seguinte, Carla participou de uma reunião preparatória do PPA – Plano Plurianual Participativo do Governo Federal para discutir questões ligadas à construção de políticas públicas e ao orçamento da União. Ela explica que a população foi ignorada nessa questão desde a saída da presidente Dilma, mas está sendo retomada agora, com o presidente Lula, na elaboração do plano, com a realização de plenárias em todos os estados. Carla destaca que antes da elaboração da plenária em Santa Catarina, ela e seus companheiros vereadores realizaram encontros municipais esta semana em Florianópolis, Garopaba e Balneário Camboriú, discutindo as propostas com a comunidade.
CAMPANHA – Como pré-candidato a prefeito de Rio Preto, o deputado estadual Itamar Borges aproveitou para vender seu peixe durante sua fala no do 6º Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos & Privados, na cidade de São Carlos, promovido pela UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) lembrando seu tempo como prefeito de Santa Fé do Sul, quando ganhou o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, para estimular o desenvolvimento local e o empreendedorismo. Ele participou do encontro na condição de presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Comissão de Atividades Econômicas (Indústria, Comércio e Serviços) da Assembleia Legislativa. Itamar praticamente resumiu sua biografia política, rememorando também desde os tempos em que era vereador em Santa Fé, até agora, como autor de leis que incluem o Plano Estadual de Educação Empreendedora, a Nova Lei de Compras Governamentais e Lei de Inovação Tecnológica.
COOPERATIVISMO – Ainda está em tramitação na Assembleia Legislativa uma emenda à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2024, para que o governo implemente programas de cooperativismo e empreendedorismo em todas as regiões paulistas, mas o deputado estadual Carlão Pignatari já está certo de que vai representar a região noroeste paulista na Frente Parlamentar do Cooperativismo que vai ser criada. Sua assessoria informa que o convite para integrar a Frente foi feito por representantes da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), que enxergam no deputado uma importante força regional para o desenvolvimento e fortalecimento do modelo cooperativo de negócio em São Paulo. “O cooperativismo, a inovação e o empreendedorismo são atividades de fundamental importância para a economia atual. Unir forças produtivas e ampliar o comércio é uma forma de aumentar os empregos e a renda das famílias, contribuindo para melhor qualidade de vida para todos”, disse Carlão.
RECURSOS – Mais R$ 100 mil para custeio na área de saúde do município estão sendo liberados através de emenda parlamentar do atual ministro de Relações Institucionais do Governo Lula, Alexandre Padilha, a pedido do vereador Hilton Marques que está divulgando a liberação nas redes sociais. O vereador informa que já comunicou à Secretaria de Saúde sobre o pagamento dos recursos e que esteve acompanhando de perto inclusive o cadastramento da Prefeitura de Jales para que estivesse apta a receber este dinheiro. Ele explica que o sistema para tal finalidade é uma nova plataforma disponibilizada pelo governo.