AVANÇO – De autoria da deputada Analice Fernandes (PSDB), a Lei 17.744/2023, que autoriza a criação de Centros de Referência e Atendimento Especializado às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no estado, foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas, o que rende motivos de comemoração para a parlamentar. “Os centros de referência em tratamento da pessoa autista buscam dar suporte e tratamento a essa pessoa desde o diagnóstico até o fim da vida”, celebrou.
REFERÊNCIA – O Centro de Referência do Autista vai promover atendimentos psicossocial e médico; agendar consultas; promover ações e programas em modalidades esportivas, de inclusão social, de informação sobre o TEA, tendo em vista a educação, a saúde e o trabalho, além de integrar os familiares das pessoas com TEA.
HÁ LUZ? – Após questionamento do vereador Hilton Marques (PT) sobre a Upa ter gerador de energia, o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales (Consirj) informou que há o equipamento no local e, por isso, a interrupção do fornecimento de energia não causou prejuízo aos atendimentos. Recentemente o Jornal de Jales publicou que o vereador, em requerimento, perguntou se a Unidade possuía o equipamento já que, no dia 14 de julho, uma interrupção no fornecimento de energia elétrica na região do Jardim Samambaia e Jardim Aclimação, teria afetado os atendimentos de pacientes que estavam na Upa.
PSICÓLOGO – O Consirj também atendeu outro questionamento de um parlamentar sobre a contratação de um psicólogo para atendimento na Upa. O vereador Ricardo Gouveia (PP), apresentou requerimento explicando que a Upa atende pacientes acometidos por quadros graves e um psicólogo era fundamental e poderia ser necessário para dar suporte emocional aos pacientes e funcionários desse setor. Em resposta, o Consórcio informou que realizou um concurso público para admissão de psicólogo e, quando houver necessidade do profissional, dentro do prazo de vigência do certame, ele será convocado.