CAFÉ DA MANHÃ- O deputado estadual Itamar Borges passou pela cidade no último sábado, dia 13 de maio e foi recebido por José Devanir Rodrigues (Garça) e outros membros do partido. O encontro aconteceu durante café da manhã preparado por Ana Maria, esposa de Garça, no apartamento do casal. no centro da cidade, oportunidade em que o parlamentar fez enfático agradecimento ao anfitrião e aos demais presentes pelo empenho em sua campanha à reeleição, inclusive pedindo desculpas por não tê-lo feito há mais tempo.
W.O. – Durante a conversa, o celular de Garça tocou. Do outro lado da linha, em chamada de vídeo, a vereadora Carol Amador, a segunda mais votada nas eleições municipais de 2020, explicou que não compareceu por estar muito gripada, mas afirmou que continuava firme e forte em sua atuação partidária.
POLE POSITION- Após falar com a vereadora, o deputado puxou conversa sobre as eleições municipais do próximo ano. Segundo ele, o MDB, que tem tradição em Jales, terá todo seu apoio e empenho caso os membros do partido resolvam disputar cargos majoritários, leia-se prefeito ou vice, apontando o nome de Garça, maior liderança em nível municipal, como o primeiro da lista, ou seja, candidato natural.
DESAFIO – Apontado insistentemente pela imprensa de São José do Rio Preto como pré-candidato a prefeito, o deputado disse que tudo dependerá do atual titular do cargo, Edinho Araújo. Ele afirmou também que o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, que já foi vice-prefeito de Edinho, sinalizou que não será candidato. Se o MDB rio-pretense e partidos aliados optarem por seu nome, Itamar, que transferiu seu domicílio eleitoral para a capital da região há muito tempo, diz que não hesitará em aceitar o desafio.
ANDAR DE CIMA – Não será surpresa para esta coluna se o jalesense Carlos Eduardo Gomes Callado Moraes for indicado para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O nome dele, especialista em direito eleitoral e administrativo, foi citado na Coluna do Estadão, que trata dos bastidores da política em nível nacional, edição de 14 de maio.
ACENO – O nome de Cadinho foi citado no texto de abertura, dando conta de que o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, fechou um acordo com o governador Tarcísio de Freitas para emplacar alguém de sua confiança na próxima vaga a ser aberta no Tribunal de Contas do Estado, em setembro, quando o conselheiro Edgard Camargo Rodrigues deve se aposentar.
CAMINHOS – Segundo a coluna, Valdemar ainda não definiu quem vai indicar. Os deputados Carlos Cezar e Ricardo Madalena, ambos do PL, anunciaram que disputariam o cargo durante uma reunião de bancada. É aí que entra o nome de Cadinho. Escreveu o colunista: “o advogado Carlos Callado, que já defendeu Valdemar, também é cotado. A mulher do presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), André do Prado (PL), é estagiária em seu escritório”.
MEDICINA NUCLEAR – Assinante do J.J. e leitor de nosso portal de notícias, o Prof. Dr. Renato Santos de Oliveira Filho, com profundas raízes em Jales, cirurgião oncológico, professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, teve sua atenção despertada para notícia publicada em nossa edição de 7 de maio, dando conta da realização de Cirurgia com Medicina Nuclear no Hospital do Amor, em Jales, sua terra, em paciente de 58 anos.
MEDICINA NUCLEAR (2)– A satisfação do Dr. Renato tem a ver com o fato de que foi ele quem trouxe esta técnica para o Brasil em 1998. Em áudio enviado à redação, ele explicou que ele e sua equipe da Unifesp foram pioneiros no Brasil na utilização desta técnica, após o que prepararam um projeto de pesquisa com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), fazendo durante 11 anos seguidos cursos de formação para professores de outras universidades.
FENÔMENO- Embora mantenha a simplicidade de quem nasceu no Córrego das Perobas, em Jales, Dr. Renato é pesquisador de renome nacional. Cirurgião oncológico, professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, ele coordena o Setor de Melanoma e Tumores Cutâneos e o Curso de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicada à Regeneração Tecidual da Unifesp, sendo também o diretor clínico do Centro de Prevenção ao Câncer que leva seu nome.
RECONHECIMENTO- Por conta do seu desempenho na atividade profissional e na docência, ele já recebeu a Medalha XV de Abril outorgada pela Câmara Municipal de Jales.