EXPEDIENTE
Com menos de uma hora de duração a sessão da Câmara de Jales da segunda-feira, dia 9 de setembro, apresentou dezessete Indicações, entre elas a instalação de “lombada eletrônica” em avenida, instalação de faixa elevada para pedestres em frente a instituto, encaminhamento de Projeto de Lei sobre o “Estatuto da Mulher Parlamentar e Ocupante de Cargo Público no município de Jales”, execução de obras de recapeamento asfáltico e instalação de pontos de iluminação pública.
MOÇÃO
A homenagem através da Moção de Aplausos 52/2024 foi feita ao atleta Hugo Sakashita, que se tornou campeão no 6º Campeonato de Kickboxing, no final de agosto, em Iacanga/SP. Ele atua como personal trainer e pratica a modalidade há 7 anos, sendo este o segundo campeonato brasileiro disputado por Hugo.
PERÍMETRO
Sempre muito solícito às dúvidas dos munícipes de Jales, Manoel Andreo de Aro, secretário de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano explicou sobre o Projeto de Lei que estabelece o Perímetro Urbano do município jalesense, como o de nº 97/2024 que foi aprovado pela Câmara na última sessão. Segundo Manoel essa demanda é muito comum em sua pasta pois o morador que tem um terreno rural e é vizinho ao perímetro urbano, e quer fazer uma construção e agregar valor ao seu imóvel, pode solicitar uma ampliação do perímetro urbano do município. “Isso agrega valores porque ele vai conseguir alguns fatores que ajudam na parte da construção civil, alvará de funcionamento para comércio, fazer novos loteamentos”. Vale ressaltar que esse requerimento tem que ser analisado e aprovado pelo Conselho da Cidade. Depois de deliberado, passa pela ciência e outorga da Câmara.
PERNILONGOS
Moradores do bairro Jd. Dr. Euphly Jalles se mobilizaram para buscar soluções para a quantidade enorme de pernilongos em suas casas. Alguns deles relataram casos de dengue na família, porém, foram informados pela Coordenadora da Equipe de Combate as Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, que é necessário o exame de sorologia positiva pra dengue para que o Estado libere a dedetização. A profissional acredita que os pernilongos sejam os comuns e não os aedes aegypt, e que a origem provável deles seja o córrego que fica próximo ao bairro: “como não está chovendo, aquela água não corre e é um local de difícil acesso para que possamos jogar larvicidas, assim como fazemos na avenida Maria Jalles, por exemplo”.
EQUIPE
Ainda assim, uma equipe do controle de endemias percorreu o bairro na sexta-feira, dia 13, em busca de possíveis criadouros de mosquito, para tranquilizar os moradores. É importante ressaltar que a população deve cuidar de seus quintais e casas vazias também, mas é fundamental notificar as autoridades em caso positivo de dengue (com exame específico), para que seja feita a dedetização da área e assim, evitada a disseminação da doença através dos mosquitos contaminados.
ESPERANÇA
No mês em que é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização, transcorrido no dia 8, uma jovem estudante mineira Millena Xavier, de 17 anos, pôde se tornar a primeira mulher a ganhar o prêmio Chegg.org Global Student Prize 2024, conhecido como o “Nobel do Estudante”. Ela é a única brasileira na lista dos 10 finalistas. Millena, uma pesquisadora de IA que já recebeu o título da mais jovem a entrar na lista da Forbes Under 30, foi selecionada entre 11 mil indicações e inscrições de 176 países. A premiação destaca estudantes que tenham gerado um impacto real no aprendizado, na vida de seus colegas e na sociedade em geral por meio de seus projetos. O prêmio será de US$ 100 mil (cerca de R$ 565 mil) e deve ser anunciado em Nova York, nos Estados Unidos, durante a semana da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), prevista para 23 de setembro.