DIFERENÇAS – Quem vive os bastidores da política sabe que a deputada estadual Analice Fernandes, mais votada em Jales em quatro das últimas cinco eleições, e o deputado estadual Carlão Pignatari, ambos do PSDB, nunca falaram a mesma língua. Embora ambos tivessem atuação regional, as relações sempre foram meramente protocolares.
FRENTE A FRENTE (2)- Na cobertura da posse do novo presidente da Assembleia Legislativa André do Prado e dos outros 90 deputados, a Folha de S. Paulo publicou reportagem de página inteira e, em determinado trecho, mostrou que Carlão e Analice continuam distantes.
BICADAS – Segundo a Folha, o presidente Carlão, que conduzia a sessão de posse e eleição dos novos dirigentes, havia chamado dois homens para ocupar a Mesa e ajudar na votação, quando a deputada Analice Fernandes, líder do PSDB, pediu a palavra e solicitou que uma das vagas fosse dada a uma mulher. Sem paciência, conforme relato do jornal, Carlão concordou com a troca, mas interrompeu a deputada.
BICADAS (2) – Analice não deixou barato e foi para a tréplica .“ Gostaria que uma mulher fosse convidada e que nunca uma mulher seja interrompida nesta Casa. Somos em 25 e merecemos respeito sempre”, disse ela, recebendo aplausos das deputadas, inclusive de esquerda. “Tudo bem, deputada, parabéns para a senhora”, devolveu Carlão de forma ríspida.
PAZ E AMOR – Já o deputado Itamar Borges (MDB), cultivando o estilo que o caracteriza, preferiu mandar mensagens aos apoiadores via WhatsApp, convidando-os para a festa da posse. Detalhe: Itamar se dá bem tanto com Carlão quanto com Analice.
GENERAL – Clóvis Pereira, presidente do Jales Clube, e apoiador de primeira hora do deputado estadual eleito Bruno Zambelli (PL), aproveitou a posse dos novos parlamentares e mandou mensagem ao parlamentar. O general escreveu: “Desejo a você um futuro brilhante, promissor, com honra e dignidade. Sendo um dos deputados mais votados no nosso estado, você superou parlamentar de 3, 4 e 5 mandatos. Muitos não se reelegeram. Que você tenha, como eu sei que tem, os mesmos princípios e ideais de sua irmã Carla Zambelli, a nossa guerreira. A cidade de Jales terá dois dos mais dignos representantes, tanto na Assembleia Legislativa como na Câmara Federal. Conte conosco de Jales”.
PLACAR – Bruno Zambelli foi o quarto mais votado para a Assembleia Legislativa em 2 de outubro, perdendo apenas para Eduardo Suplicy (PT), com 807 mil votos; Carlos Gianazzi (PSOL), com 277 mil e Paula da Bancada Feminina (PSOL), com 260 mil.
OPOSIÇÃO – Já os oposicionistas terão a quem recorrer na Assembleia. O vereador Hilton Marques, presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, tem ligação direta com o deputado estadual Paulo Fiorillo, escolhido líder do PT, cuja bancada conta com 18 deputados eleitos. “Com um número maior, temos mais força para fazer oposição. O governo que está se instalando tem suas contradições e vamos fazer oposição dura nos temas que o PT defende!”, afirmou Fiorillo.
DIFERENÇAS- Fiorillo afirma ainda ver diferença entre André do Prado e os tucanos que dominaram a Casa, embora seja oposição a ambos. Por meio de brechas no regimento, o PSDB, segundo ele, atropelou a esquerda em alguns projetos e a sufocou nas CPIs. “A gente espera que com André isso não ocorra, que haja diálogo, espaço e respeito à oposição”, concluiu.
HISTÓRIA – Amanhã, dia 20 de março, a Loja Maçônica Coronel Balthazar completará 64 anos. Ao longo desse tempo, os obreiros que a integraram, homens livres e de bons costumes, tiveram (e têm) participação ativa nas entidades de classe, clubes de serviço, associações profissionais, instituições filantrópicas, enfim, praticam fora do templo os postulados maçônicos alavancados pelos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade e pela crença em um princípio criador, que é Deus, o Grande Arquiteto do Universo.
CONHECIMENTO – A convite do atual venerável-mestre Ivan José Alvares Cintra, estará em Jales como protagonista de sessão magna branca (aberta a todos), dia21, terça-feira, um ilustre palestrante. Trata-se de Jorge Godinho Barreto Nery, aposentado como tenente brigadeiro do ar pela Força Aérea Brasileira após 48 anos de bons serviços prestados ao país. Jorge Godinho é presidente da Federação Espírita Brasileira desde 2015. Já viajou boa parte do mundo divulgando os princípios da doutrina, tendo participado de movimentos e palestras em cidades dos Estados Unidos, Suíça, Holanda e Áustria, entre outros.
ECUMENISMO – Jorge Godinho não é a primeira personalidade nacional a quem a direção da Loja Coronel Balthazar abre as portas. Ao tempo em que era coordenador das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e presidente da Caritas Brasileira, Dom Demétrio Valentini, bispo diocesano de Jales, foi recebido com tapete vermelho pelos membros daquela oficina filosófica.