IMPRESSÕES DIGITAIS – Raposas felpudas com larga experiência no cotidiano costumam dizer que “na política, tanto quanto na vida, até o mal feito tem que ser bem feito”. Esse ensinamento tem sido lembrado nos últimos dias por atentos observadores a propósito de ações temerárias cujos protagonistas deixam impressões digitais…

PISTA LIVRE – O recapeamento da pista do aeroporto de Jales feita pela administração municipal foi aprovada por endinheirados participantes de leilão de gado de elite, no último final de semana, na Fazenda Eldorado, em Pontalinda. Segundo Luís Henrique Vicente de Oliveira, expert em aviões e gado, aterrissaram no aeródromo local quatro jatinhos tipo Citation e uns oito turbo-hélice modelo King Air. O leilão, realizado pela Programa, foi concorrido. Por exemplo, o cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, vendeu 50% de uma novilha nelore em 30 parcelas de R$45 mil cada.

MEU CHÃO – A deputada estadual Analice Fernandes, nascida e criada em Jales onde viveu até ser aprovada em vestibular para Enfermagem na PUC de Campinas, vem fazendo um verdadeiro road show na região a partir da cidade natal. Nas últimas três semanas, ela permaneceu 12 dias por aqui em plena campanha como se fosse candidata a prefeita.

PÉ NO CHÃO – Disposta como se estivesse disputando a primeira eleição, a deputada, além de despachar em seu escritório político na Rua 2, também fez contatos com lideranças e até corpo-a-corpo em bairros da cidade. Por exemplo, no dia 8 de julho, ela percorreu, de ponta a ponta, a Rua Rubião Meira, no Jardim Paraiso. Além do ex-vereador Tiago Abra, assessor parlamentar, integrava a comitiva de Analice o ex-prefeito Pedro Manoel Callado Moraes. De sua parte, o presidente da Câmara, Bismark Kuwakino, patrocinou um encontro da deputada com lideranças esportivas da colônia japonesa.

REFORÇO –A propósito, a campanha de Analice ganhou reforço considerável na semana que passou. Leandro Bigotto, chefe da Divisão de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, exonerou-se do cargo que ocupava e tomou posse como assessor parlamentar vinculado à Assembleia Legislativa. Detalhe: na eleição municipal de 2020, Leandro conquistou 603 votos e se tornou o 1º suplente do “Podemos”, ficando atrás apenas do eleito Elder Mansuelli.

QUATRO LINHAS – Assessores de Analice que trabalham no gabinete dela na Assembleia, dizem, em tom de brincadeira, que a “patroa” está participando de duas eleições. Uma, pedindo votos no Estado todo. Outra, na “república de Jales”. A deputada não diz, mas ela quer recuperar o posto de mais votada em Jales, como ocorreu em quatro eleições — 2002, 2006, 2010 a 2014. No pleito de 2018, o candidato mais votado (8.248 votos sufrágios) foi o atual prefeito Luis Henrique dos Santos Moreira. Além do mais, ela teve a concorrência de outro morador da cidade, o delegado Edson Sakashita, que obteve mais de 3 mil votos.

BOCA DO GOL – Quem também saiu animadíssimo de Jales na semana que passou foi o deputado estadual Itamar Borges (MDB). No início da noite de terça-feira, dia 12, ele reuniu-se com lideranças do partido no escritório do presidente da agremiação José Devanir Rodrigues, o Garça.
Embora não seja um neófito em política, Itamar sabe identificar para onde sopra o vento. Na manhã seguinte, ele declarou à coluna: “desde quando atuo politicamente em Jales, nunca participei de uma reunião tão animada e proveitosa.”

Deputado Itamar (no círculo): empolgação com o engajamento de companheiros do MDB em reunião articulada por Garça// Foto: Assessoria de Comunicação

VESTINDO A CAMISA – Perguntado sobre o motivo de tanta empolgação, Itamar explicou que, além de companheiros de outras eleições como o próprio Garça, João Missoni, Paulinho Silva, Jediel Zacarias, também participaram com grande interesse a vereadora Carol Amador acompanhada de um grupo de apoiadoras, o 1º suplente da bancada, Luiz Carlos Gonzaga, candidatos à vereança na eleição passada como Xuxa e Ed Vermelho, além de caras novas no grupo, como o arquiteto Adriano Lourenço. Itamar ficou muito satisfeito com a presença do advogado Sidinei Aldrigue, que foi assessor do deputado Roberto Rollemberg durante décadas. O ex-vice-prefeito Clóvis Viola, que recebia visitas do Estado de Mato Grosso, não pode comparecer, mas hipotecou total apoio à campanha. Ex-prefeitos da região como Tuquinha (Santa Albertina) e Guedão (Pontalinda), além de companheiros de Dirce Reis, também estiveram presentes.

DIVIDENDOS – Itamar também se mostrou impressionado com o nível de envolvimento do pessoal da CATI em sua campanha. Ele atribui o fato ao tratamento dado à equipe técnica da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, pasta por ele ocupada durante 10 meses. “As manifestações de apoio têm sido espontâneas”, comemorou o deputado.

PRESTANDO CONTAS – Já o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, não esteve de corpo presente em Jales, mas não ficou alheio à movimentação dos concorrentes. Na quarta-feira, 13, a cidade amanheceu forrada de farto material gráfico com o balanço das ações que resultaram em recursos/obras para o município. Carlão tem como certa a participação da cúpula da administração municipal em sua campanha.

Carlão não esteve presente, mas equipe fez panfletagem em Jales durante a semana // Foto: Assessoria de Comunicação

Comments are closed.