TIME QUE ESTÁ GANHANDO… – O professor Geraldo Niza da Silva foi confirmado no comando da Diretoria Regional de Ensino de Jales pelo novo secretário de Educação, Renato Feder. Para definir os titulares das 91 diretorias regionais espalhadas pelo Estado de São Paulo, o governo Tarcísio Freitas submeteu os interessados a um processo seletivo.
…NÃO MUDA – Geraldo, que era supervisor de ensino, foi guindado ao comando da Diretoria Regional após passar por processo seletivo no governo anterior, há três anos, repetindo a performance agora, o que o qualifica perante seus companheiros de magistério espalhados por 35 municípios vinculados a Jales.
LISTA – Os resultados do processo seletivo para as diretorias de ensino foram divulgados na primeira semana de maio no site da Secretaria Estadual de Educação. Conforme o comunicado do governo os selecionados para ocupar as vagas para dirigentes regionais de ensino na nova gestão cumpriram com uma série de requisitos, entre eles, a aprovação no Programa de Desenvolvimento de Lideranças. Ainda de acordo com fontes oficiais, a seleção, com etapas em sua maioria online, teve “teste de perfil” e entrevista com banca avaliadora.
ROTEIRO – O processo seletivo começou em fevereiro e estabelecia que concluída a fase de inscrição, os participantes seriam classificados com os critérios definidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o que incluiu a avaliação de títulos. Foram admitidos para a etapa subsequente os 33 candidatos com melhor classificação por diretoria, totalizando 3 mil participantes. Em seguida foram realizadas novas provas, incluindo entrevista presencial com bancada da Secretaria.
BARREIRA – Das 91 diretorias regionais de ensino, em 15 os candidatos não foram aprovados. Segundo se sabe, a relação de locais onde consta “que não houve candidatos aptos aprovados” inclui as diretorias de José Bonifácio e Votuporanga.
POLE POSITION – Além da confirmação do professor Geraldo Niza, os docentes da região de Jales comemoram outros resultados. Sabe-se que na chamada Prova Paulista, a Diretoria de Jales obteve 98,8% de índice de adesão. Quanto ao desempenho, Jales obteve 50,6%, ficando nos primeiros lugares.
RECONHECIMENTO – Outro morador de Jales que passou a semana sendo muito cumprimentado foi José Célio Martini, funcionário aposentado da Telesp e diretor-proprietário da primeira empresa de venda de aparelhos de telefonia celular em Jales nos anos 90. E não é para menos.
PARTICIPAÇÃO – Na verdade, assim que se aposentou na Telesp, Martini não ficou em casa de pijama vendo novela. Ao contrário, passou a se dedicar a causas comunitárias. Sua atuação lhe valeu a presidência do Conselho Municipal de Saúde, exercida com espírito público sempre em defesa dos usuários. Não raro, aparecia na UPA, Consirj ou nas unidades de saúde até em domingos ou feriados. Detalhe: trabalhou sem nunca ter recebido remuneração, só pelo prazer de servir.
REPRESENTAÇÃO – Sensibilizados com o desempenho do jalesense, os participantes da etapa Conferência Macrorregional /São José do Rio Preto no segmento dos usuários, dia 9, das 8 às 17 horas, online, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS e a Democracia. Amanhã será outro dia”, escolheram Martini como um dos mais votados para representar o município de Jales na etapa 9ª Conferência Estadual de Saúde, prevista para o período de 29 a 31 de maio, e 17ª Conferência Nacional de Saúde, de 2 a 5 de julho.
PRIMEIRA HORA – O deputado estadual Bruno Zambelli (PL) esteve em São José do Rio Preto no início da semana, ocasião em que recebeu jalesenses que trabalharam em sua campanha. Como se sabe, ele foi o segundo deputado estadual mais votado em Jales e o quinto no Estado, com 251 mil votos. Além de pedir que os interlocutores transmitissem um abraço a Clóvis Pereira, presidente do Jales Clube e coordenador de sua campanha, Zambelli deu a entender que em breve estará em Jales inclusive para tratar de eleições municipais de 2024.