DESBLOQUEIO – Os eleitores que fizeram da deputada federal Carla Zambelli (PL) a candidata mais votada em Jales no dia 2 de outubro com 3.731 votos, agora poderão ter acesso às suas redes sociais, desbloqueadas na última quarta-feira, dia 8, pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Os perfis da parlamentar em várias plataformas estavam desativados desde novembro do ano passado. Segundo o TSE, isto aconteceu porque Carla fez posts sobre o processo eleitoral e apologia à intervenção militar.

DOENÇAS RARAS – Como foi fartamente informado, Carla Zambelli é a madrinha de projeto de instalação de Centro de Tratamento de Doenças Raras através da Casa Hunter, entidade sem fins lucrativos sediada, em São Paulo, em área de 54.900 metros quadrados doada pelo Jales Clube.

DONO DA BOLA – Substituído aos 45 minutos do segundo tempo pelo colega Bismark Kuwakino (PSDB) na disputa pela presidência da Câmara Municipal, dia 12 de dezembro, o vereador Bruno de Paula (PSDB) ganhou uma considerável compensação. Na primeira sessão ordinária do terceiro ano da atual legislatura, dia 6, ele foi eleito presidente da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa. Para os leigos, trata-se de um cargo estratégico porque por aquele colegiado passam obrigatoriamente todas as proposituras que tramitam na casa. Os outros dois componentes são o experiente Rivelino Rodrigues (PP) na vice-presidência e a combativa Carol Amador (MDB), na relatoria.

Vereador Bruno de Paula, do PSDB, presidirá a comissão temática mais poderosa da Câmara Municipal

OLHO VIVO – A autoproclamada ala independente da Câmara também é maioria em outra comissão temática, a de Orçamento, Finanças e Contabilidade. Embora a vereadora Andrea Moreto, considerada do grupo prefeitural, tenha sido alçada à presidência, a vice-presidência ficou com Carol Amador (MDB) e a relatoria com Hilton Marques (PT), ambos dos independentes.

FISCAL – O governista Deley Vieira (União), campeão de reclamações, agora terá uma boa ferramenta para continuar atanazando a vida dos componentes da máquina administrativa. Ele presidirá a Comissão de Obras e Serviços Públicos, Fiscalização, Atividades Privadas e Defesa do Consumidor. Seus companheiros são Andrea Moreto (vice-presidente) e Elder Mansueli (Podemos), na relatoria, outro que, de celular na mão, dá trabalho ao esquema governista.

AJUDA – Como um assunto puxa outro, alguns ácidos observadores da cena política local diziam em roda na Estação Rodoviária, quinta-feira, 9 de fevereiro, que São Pedro tinha dado uma ajuda e tanto à administração, despejando água. Ante o espanto de quem ouvia, um deles explicou que, com a chuvarada, onde havia dois buracos virou um só…

VAR – Os deslizes dos vereadores serão remetidos ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Quem pisar na bola nos próximos dois anos terá que encarar Rivelino Rodrigues (presidente), Elder Mansueli (vice) e Bruno de Paula (relator).

MÉRITO – Embora o candidato Tarcísio de Freitas tenha feito campanha atacando, entre outros aspectos, a longevidade do PSDB no poder, a se julgar por alguns casos pontuais, na teoria a prática é outra. Em nível regional, por exemplo, Sílvia Stort continuará à frente da Diretoria Regional de Saúde, sediado em Rio Preto, e com abrangência sobre 96 municípios, inclusive Jales. Sílvia, que deu a maior força para a Santa Casa de Jales na pandemia, foi indicada ao cargo na gestão do PSDB pelo deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil).

Silvia Storti recebida pelo provedor Carlos Toshiro Sakashita na Santa Casa durante a pandemia, mantida pelo novo governo estadual na Diretoria Regional de Saúde.

PRETO NO BRANCO – Está chegando a hora da onça beber água. A Folha de S. Paulo publicou matéria lembrando que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) terá que vetar ou sancionar nos próximos dias um pacote de projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa que tratam de temas sensíveis e que representam bandeiras de deputados da base e também da oposição.

LIBEROU GERAL – A primeira lei do pacote foi sancionada na terça-feira, 31 de janeiro, e prevê a distribuição de produtos à base de canabidiol no SUS. É de autoria do deputado estadual Caio França (PSB) e de outros deputados da oposição.

FUMACÊ- No Brasil, a Anvisa criou uma categoria de medicamentos derivados da cannabis que podem ser usados após a aprovação da Agência. O canabidiol já pode ser vendido no país sendo necessária a apresentação de receita médica de controle especial. Os chegados em um cigarrinho orgânico, para justificar o consumo, costumam dizer que o canabidiol é o princípio ativo da maconha. Portanto, segundo eles, ótimo para “fazer a cabeça”.

DM – Internautas acostumados a saborear o Blog do Cardosinho estranharam que ele tenha feito a última postagem no dia 27 de janeiro. Indagado por este comentarista, o talentoso blogueiro e profundo conhecedor de MPB explicou que deixou de escrever nos últimos dias para cuidar da saúde. Agora está tudo sob controle.

AVISO AOS NAVEGANTES – José Célio Martini deixou a presidência do Conselho Municipal de Saúde, mas continua integrando aquele colegiado na condição de vice-presidente. E sempre à disposição dos usuários, afirma. Ele completará 73 anos amanhã, dia 13.

Comments are closed.