ABRINDO CAMINHOS – Informado de que a possível desativação do Ministério Público Federal sediado em Jales e com abrangência sobre 43 municípios estaria na pauta da reunião de amanhã, 12 de dezembro, do Conselho Superior do Ministério Público, em Brasília, o advogado Carlos Alberto Britto Neto, coordenador do Fórum da Cidadania, iniciou uma verdadeira corrida contra o relógio.
ABRINDO CAMINHOS (2) – Além de produzir o conteúdo do documento que seria enviado à cúpula do MPF para evitar a perda daquela instância, o advogado dedicou a maior parte de seu tempo na quarta-feira, 7 de dezembro, para coletar assinaturas dos representantes das 17 entidades componentes do Fórum da Cidadania, indo de encontro aos mesmos e/ou abrindo seu escritório aos que tinham mais disponibilidade de deslocamento.
ABRINDO CAMINHOS (3) – Ao mesmo tempo, o coordenador manteve-se em contato permanente com o prefeito Luís Henrique dos Santos Moreira (PSDB), que acionou seus correligionários políticos em Brasília, e com o Procurador Geral do Município, Benedito Dias Filho, encarregado da redação do ofício de encaminhamento dos documentos comunitários com a chancela da Prefeitura.
BASTIDORES – O passo seguinte foi conseguir contato com assessores do Conselho Superior do Ministério Público, no sentido de colocá-los a par da mobilização das lideranças comunitárias e políticas da região. Segundo Carlos Alberto, a assessoria do órgão foi receptiva aos argumentos e manifestações da comunidade. Na quinta-feira, 8 de dezembro, houve sinalização de Brasília de que o assunto teria sido retirado da pauta da reunião de amanhã, 12.
REFORÇO – Atento à movimentação, o vereador Hilton Marques, presidente do Diretório Municipal do PT, tomou a iniciativa de levar o assunto ao deputado federal Alexandre Padilha. Este acionou o Procurador Geral da República, Augusto Aras, para obter melhores informações sobre o caso, ressaltando apoiar integralmente a mobilização do Fórum da Cidadania. Vale lembrar que Padilha, que foi ministro no governo Lula, integra o Grupo de Transição e está cotado para voltar ao ministério a partir de janeiro.
NÚMERO 1 – Como acontece todas as segundas-feiras, boa parte dos pecuaristas da região estará no tatersal da BX Leilões comprando ou vendendo gado, amanhã. Ao investir neste negócio, Osvaldo Costa Junior, o Bixiga, acertou o alvo. Completando dois anos de funcionamento, os experts no assunto garantem que o leilão da BX está na pole position em termos regionais.
ARENA – Como um assunto puxa outro, não será surpresa para esta coluna se Bixiga iniciar 2023 abrindo a porteira para o segmento que o consagrou no passado recente.
GRATIDÃO – A propósito, Bixiga cedeu as instalações de seu tatersal para a realização do leilão de gado beneficente da Santa Casa, dia 3 de dezembro. A comissão organizadora foi presidida pelo ex-vice-prefeito Clóvis Viola, que fez emotivo pronunciamento na abertura, logo após a benção do padre Mário Roberto Faria. Clóvis lembrou que participar de eventos em benefício da Santa Casa, único hospital geral servindo pacientes de 16 municípios, é um gesto de gratidão. Aliás, ele mandou pendurar na porta dos carros dos colaboradores presentes, um versículo de Colossenses 2.7.: “enraizados e edificados Nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão”.
REGISTROS – O otorrinolaringologista Francisco Luiz Alonso Gerez, membro do corpo clínico da Santa Casa, fez questão de prestigiar o evento. Entre os prefeitos da região, a presença solitária foi a do chefe do Executivo de Paranapuã, Juninho Pinato, que arrematou algumas prendas, mandando devolvê-las, em atitude de desprendimento. O prefeito jalesense Luís Henrique não compareceu, mas arrematou uma cabeça. O vereador Bismark Kuwakino, como sempre fez, suou a camisa fazendo o meio de campo entre as pisteiras e a equipe de registro dos lances.
TROFÉUS – Clóvis Viola, o presidente da comissão organizadora, arrematou um chapéu autografado pela dupla Zé Neto e Cristiano. Já o pecuarista Walter Ferreira da Silva, o Warteca, arrematou uma camisa da seleção brasileira autografada pelo governador eleito Tarcísio de Freitas.
RANKING – José Roberto Brigatti, dono da Grilo Motos, foi o maior arrematador do leilão. Na cola dele, Jeferson Macedo Lisboa, o Jé, do BBM Frigojales.
TOGA – Mariel Cavalin dos Santos, primeira mulher eleita para a presidência da Associação dos Juízes de Mato Grosso do Sul (J.J.- 11/12/22) não é a única jalesense na diretoria. Também integram a diretoria a juíza de direito Laísa de Oliveira Ferneda Marcolino (diretora da Mulher Magistrada) e o juiz aposentado Paulo Rodrigues (diretor de Inativos). A propósito de magistratura em MS, Jales está presentada pelos desembargadores Sideni Soncini Pimentel e Odemilson Roberto Castro Fassa, ambos contemporâneos de José Devanir Rodrigues, o Garça, no início da carreira, no 2º Cartório.