ARRANCADA – Um encontro de lideranças locais e regionais realizado na noite de 8 de setembro, na sede do Lions Clube, marcou o que os adeptos de atletismo chamam de “Sprint” da campanha da deputada estadual Analice Fernandes (PSDB), em dobradinha com o federal Fausto Pinato (Progressistas). Em sua fala, a parlamentar historiou sua trajetória pessoal, relembrou a primeira campanha, em 2002, coordenada pelo pai Avenir, contextualizando o discurso citando nomes de pessoas que estavam na plateia e que, em algum momento, fizeram parte de sua caminhada ao longo nos últimos 20 anos. Além de destacar os colaboradores, ela reservou elogios aos assessores Tiago Abra e Leandro Bigotto e um agradecimento especial à prima Márcia Maldarine, em nome da família, que esteve com ela durante as duas décadas.
ELE MERECE – No final de seu pronunciamento, Analice fez um enfático apelo para que os eleitores cravassem o nº 45, de Rodrigo Garcia, na eleição para governador. “Nestes 20 anos de mandato, trabalhei com muitos governadores, mas nenhum como o Rodrigo”, acentuou. Pinato fez coro: “meu partido apoia o Bolsonaro. Mas, meu candidato a governador é Rodrigo. E trouxe comigo 163 prefeitos”.
XÔ, PARAQUEDISTAS – O vereador Bismark Kuwakino, primeiro a falar, levantou a plateia, citando, uma a uma, as ações parlamentares de Analice, concluindo que votar nela era uma questão de gratidão. O presidente da Câmara também pediu consciência aos eleitores, lembrando que, na eleição de 2018, mais de 5.540 votos foram dados a candidatos a deputado estadual que nunca pisaram em Jales depois de eleitos.
realizado na noite de 8 de setembro, na sede do Lions Clube // Foto:Josiane Bomfim
GRATIDÃO –De sua parte, o prefeito Luís Henrique relembrou que foi graças a Analice que ele e o empresário Osvaldo Costa Junior, o Bixiga, atual presidente do partido, se filiaram ao PSDB. Em relação a Pinato, ele foi além: “eu tenho duas irmãs e um irmão, o Fausto”.
BATOM – As mulheres da administração prestigiaram o encontro de Analice. Estiveram presentes a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, e as secretárias municipais Pérola Cardoso (Ação Social), Nilva Rodrigues de Souza (Saúde), Sandra Gigante (Agricultura), além de Alziane Rossafa Moreira (presidente do Fundo de Solidariedade).
DUELO DE GIGANTES – Quem assistiu ao primeiro debate entre os candidatos à presidência da República, dia 28 de agosto, transmitido pela Grupo Bandeirantes de Comunicação, TV Cultura, jornal Folha de S. Paulo e portal UOL, teve a oportunidade de presenciar um encontro político-eleitoral histórico. Lá estavam o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Ávila (Novo) e as senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronique (União Brasil).
executivo do debate entre presidenciáveis na Band // Foto: Arquivo Pessoal
DE CORPO PRESENTE – Embora debates entre candidatos sejam comuns no período eleitoral, desta vez o confronto teve aspectos diferenciados em relação à eleição de quatro anos antes. Como se recorda, em 2018, Bolsonaro, que se restabelecia de um atentado a facada, estava convalescente e não participou, da mesma forma que Lula, que amargava prisão em Curitiba. Junte-se a isso o fato de que duas mulheres, ambas senadoras, se encarregaram de fazer o contraponto ao ambiente da eleição , marcadamente machista.
BASTIDORES – O que pouca gente sabe é que o produtor executivo do debate na Band foi um jornalista nascido e criado em Jales — Daniel Nogueira Pereira. Foi ele quem participou ativamente da estruturação e execução do programa, que rendeu excelente audiência para os padrões da Band.
CARREIRA – Daniel, filho da fisioterapeuta Rosemary Nogueira, que tem clínica em Jales, e do engenheiro agrônomo Fernando Pereira, ex-diretor da Etec, hoje em Itanhaém, é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e integra os quadros do Grupo Bandeirantes de Comunicação desde 2011. Ele é produtor executivo de um dos mais conceituados programas de entrevistas da tevê brasileira, o “Canal Livre”. Também produziu o Band Eleições nos anos de 2014, 2016, 2018 e 2020.
RAÍZES – Os eleitores de Jales têm mais uma opção de voto no dia 2 de outubro. Um candidato nascido em Jales, onde mora sua família, está pleiteando cadeira de deputado estadual. Trata-se do médico ortopedista Ricardo Zupirolli, que mora e trabalha em Catanduva. Ele é candidato a deputado estadual pelo PMB, cujo número na urna eletrônica é 35.111. O candidato, que tem 47 anos, é filho da professora Delcir e do delegado de polícia aposentado Orivaldo Zupirolli.
PASSANDO A RÉGUA – Muito mais do que na eleição anterior, o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, vem fazendo contatos e, às vezes, corpo-a-corpo, em favor de seu filho carnal Edinho Filho, candidato a deputado federal pelo MDB. O prefeito esteve no dia 1º de setembro em Jales, no escritório do presidente do partido, José Devanir Rodrigues, o Garça, ajustando detalhes da campanha. O coordenador da campanha é o empresário Junior Ferreira, ex-provedor da Santa Casa, até porque Garça é apoiador do deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do partido que, a seu pedido, destinou recursos para a revitalização da Praça Dr. Euphly Jalles.