AVISO AOS NAVEGANTES- Apesar da visibilidade proporcionada pela condição de coordenador do Fórum da Cidadania, instância comunitária formada por 17 entidades da sociedade civil e diocese, o advogado Carlos Alberto Brito Neto confidenciou a amigos que não tem projeto político-partidário agora ou no futuro tanto em termos locais quanto regionais. Embora não faltem convites de lideranças de partidos, ele prefere continuar atuando sem vinculações, visando apenas o interesse público. Em síntese, para ele política é para os políticos. Leia-se prefeito, vice e vereadores.
OURO – Em compensação, outros companheiros de profissão no andar de cima preparam-se para passar pelo crivo do voto popular. Confirmando o que antecipou a esta coluna quando esteve em Jales para participar da comemoração de 40 anos do advogado Aislan de Queiroga Trigo, secretário-geral em sua gestão, Caio Augusto, que foi presidente da OAB/SP até 31 de dezembro, filiou-se ao União Brasil. Pelo que deu a entender a este comentarista durante a festa, ele foi convidado e deverá ser candidato a deputado federal. Vale lembrar que antes e durante o tempo no comando da OAB, o grupo de Caio se distinguia dos demais pelo uso de uma vistosa gravata amarela.
URNA – Por sua vez, o advogado Marcos da Costa, que presidiu a OAB paulista entre 2016 e 2018, filiou-se ao partido Avante também para disputar uma cadeira na Câmara Federal. Além dos dois, o Estadão informa que outro renomado profissional das ciências jurídicas vai tentar mobilizar a classe em torno de seu nome — Augusto Botelho (PSB). Em âmbito regional, o PT garantiu vaga na chapa de candidatos a deputado federal ao advogado e professor universitário Gilberto Antônio Luiz, ex-presidente da OAB de Santa Fé do Sul.
DE PONTA A PONTA – Como um assunto puxa outro, Gilberto esteve em Jales na semana que passou ao lado da deputada estadual Beth Sahão, com quem pretende fazer dobradinha na região noroeste. Beth, com base eleitoral a partir de Catanduva, é petista raiz e tem cinco mandatos.
CONTATOS IMEDIATOS – A propósito, a deputada e o pré-candidato estiveram em Jales na semana que passou e foram recebidos pelo ex- prefeito Humberto Parini, ex-primeira-dama Rosângela e filha Maria Gabriela. Gilberto e Beth visitaram a família Parini na companhia de Eni Fernandes, ex-vereadora em São José do Rio Preto, e do padre Mário Roberto Faria, pároco da Igreja São José Operário. Para quem não sabe, padre Mário também já foi político militante, tendo sido o candidato a vereador mais votado em Fernandópolis, em meados dos anos 80. Também esteve presente Manoel, assessor de Gilberto.
BATOM – Reativado pela secretária de Ação Social, Pérola Cardoso, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher vem se reunindo regularmente. Presidido pela própria secretária, referido Conselho é constituído por mulheres representativas de órgãos públicos e da sociedade civil organizada.
DE MULHER PARA MULHER – A pauta da mais recente reunião realizada na última terça-feira, dia 5 de abril, contemplou a questão do funcionamento da Delegacia de Defesa da Mulher. Para elas, a DDM, atualmente instalada na Central de Polícia Judiciária, ao lado de outras delegacias especializadas como DIG e DISE e do Plantão Policial, deveria ter espaço próprio fora dali e com atendimento feito somente por servidoras do sexo feminino, como ocorria antes. Para as conselheiras, as mulheres vítimas de violência doméstica se sentiriam muito mais à vontade em um ambiente predominantemente feminino. Vale lembrar que, entre outros locais, a DDM já chegou a funcionar no prédio que hoje abriga a redação do Jornal de Jales.
ABRINDO CAMINHOS – O desempenho de uma empresa jalesense, a BBM Frigojales, vem repercutindo fora dos limites da cidade e da região. Tanto que o empresário Jeferson Macedo Lisboa, âncora do negócio, tem sido chamado para participar de investimentos além das fronteiras do Estado de São Paulo.
KIBUTZ – A bola da vez que vem empolgando Jé é o convite para participar de um projeto de desenvolvimento no interior do Estado da Bahia articulado pelo deputado João Roma, ex-ministro da Cidadania. O formato é o do kibutz, exitosa experiência deflagrada em Israel, inicialmente voltada para atividade agrícola e a partir da década de 70 para o desenvolvimento de parques industriais.
RETROVISOR – O repórter Assis Duarte, atento setorista da Moriah FM e Antena 102 FM na Câmara Municipal, lembrou um fato que explica, em larga medida, os problemas que os moradores do Conjunto Habitacional Honório Amadeu andam vivendo, objeto de requerimento de informações da vereadora Andrea Moreto discutido na reunião ordinária de segunda-feira, dia 4 de abril. Conta Assis que o então vereador Jorge Pêgolo (PSDB), ao tentar alertar a administração municipal da época (2005-2012) sobre o perigo de construir um conjunto habitacional em terreno que servira de lixão, foi interpelado pelo então secretário de Obras, Antonio Marcos Miranda: “pelo que eu sei, o senhor é formado em Direito e não em Engenharia…”. Deu no que deu…