BRASILEIRÍSSIMA – A maior lição de civismo das eleições em Jales foi dada por uma eleitora de 97 anos. Trata-se da sra. Sinésia Pereira, que fez questão de se dirigir à urna eletrônica e depositar o voto na 8° seção eleitoral da Escola Elza Pirro Viana. Dona Sinésia foi votar acompanhada pela filha Evanir, da Pastoral da Pessoa Idosa , professora aposentada, e da neta Márcia Godoy, diretora técnica da Pilates Fitgoy.

ESTABILIDADE- Jales fez jus à fama de cidade bolsonarista. Os eleitores do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) mantiveram a fidelidade. Em 2018, no 1º turno, disputando contra Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), entre outros, Bolsonaro obteve 16.319 votos. Domingo passado, dia 2, ele ganhou mais alguns sufrágios ficando com 17.315. O detalhe é que o adversário deste ano, Luiz Ignácio Lula da Silva, conquistou agora 8.221 votos, dois mil a mais do que a soma de Alckmin (3.074) e Haddad (3.021), há quatro anos.

RANKING – Em 2018, João Doria (PSDB), candidato a governador, passou para o segundo turno sendo votado por 9.239 jalesenses, índice equivalente à soma de Paulo Skaf (MDB), com 4.357, e Márcio França (PSB), 4.071.

NAVE ESPACIAL – O candidato a senador mais votado em 2018, em Jales, foi Major Olímpio (PSL), com 11.716 votos, seguido de Mara Gabrilli (PSDB), com 7.982 votos, também eleita. Já o campeão de votos para o Senado nas eleições de domingo passado foi o Astronauta Marcos Pontes (PL), com 15.156, à frente de Márcio França, com 5.960 votos.

PESOS E MEDIDAS – Os três deputados estaduais com atuação em Jales tiveram performance igual ou superior ao das eleições gerais de 2018. Analice Fernandes (PSDB), 2ª colocada em Jales na eleição passada, com 3.278 votos, foi a mais votada em 3 de outubro último, com 3.688 votos. Itamar Borges (MDB), 4º colocado há quatro anos, com 1.303, foi o vice-campeão agora com 2.550. Carlão Pignatari (PSDB), que ficou em 6º lugar em 2018 com 298 votos, pulou para 1.909 agora.

RANKING – Quanto aos deputados federais, Fausto Pinato (PP), com 1960 em 2018, conquistou 2029 agora. Já Eduardo Bolsonaro (PL), mais votado há quatro anos, perdeu a posição para Carla Zambelli (PL), a primeira colocada com 4.184 votos.

ORDEM UNIDA– Clóvis Pereira, presidente do Jales Clube, está em estado de graça. O desempenho da deputada federal Carla Zambelli (PL), mais votada em Jales e bem votada na região, é o motivo do astral nas alturas do general. Ele ficou muito sensibilizado com o eleitorado de Jales por ter dado crédito às suas palavras no sentido de prestigiar a deputada, madrinha do projeto de transformação de área de 54.900 metros doada pelo Jales Clube à Casa Hunter, para instalação de Centro de Tratamento de Doenças Raras.

Votação de Carla Zambelli lavou a alma de Clóvis Pereira, presidente do Jales Clube / Arquivo J.J.

GRATIDÃO – Um telefonema do deputado estadual eleito Bruno Zambelli (PL), irmão de Carla, também mexeu com Clóvis. O futuro parlamentar informou ao presidente do Jales Clube que a cidade lhe deu a maior votação em termos proporcionais em todo o Estado de São Paulo. Registro necessário: Bruno é amigo de longa data do jalesense Jamir Rocha, com quem fez negócios no passado.

EM NOME DE JALES – Embora não tivessem conseguido se eleger, duas jalesenses fizeram bonito fora daqui. Fernanda Lima, delegada da Polícia Civil e vereadora mais votada em Formosa-Goiás, candidata a deputada estadual pelo Solidariedade, conseguiu honrosos 14.030 votos (0,41%), ficando na suplência. Já a cientista política Carla Ayres (PT), vereadora em Florianópolis, que tentou uma cadeira de deputada federal, também se tornou suplente de seu partido, conseguindo 39.609 votos (1%).

SABEDORIA – Aos 82 anos, Dom Demétrio Valentini, bispo emérito de Jales, continua com a cabeça a mil. Na semana que passou, ele lançou mais um livro com o título “Reflexões: A vida faz pensar”. Ex-coordenador das Pastorais Sociais da CNBB e ex-presidente da Caritas Brasileira, membro do Conselho Episcopal Latino-Americano, ele brinda os leitores com 366 breves reflexões, uma dedicada a cada dia do ano, inclusive para o ano bissexto. O livro foi publicado pela Edições CNBB. Conforme informou o portal de notícias do J.J., o livro pode ser adquirido nas Livrarias Pastorais de Jales, ao lado da Catedral, e na Paróquia Santa Rita, em Fernandópolis. Todos os recursos serão revertidos para a Cáritas, a pedido de Dom Demétrio.

Dom Demétrio Valentini com exemplar de seu mais recente livro a ser lançado hoje, dia 9, após as missas das 7 e meia e 9 e meia da manhã e l9 horas / Divulgação

Comments are closed.