ATUAÇÃO – A delegada Fernanda Lima (Solidariedade), jalesense residente em Formosa-GO, que foi a vereadora mais votada em 2020 e candidata a deputada estadual em 2022, não se elegendo, mas, ficando entre os primeiros suplentes, agora quer ser prefeita em 2024 e está entre os preferidos nas sondagens feitas na cidade. No final de maio ela participou da 2ª Conferência Nacional de Vereadoras, que uniu mulheres de todo o país em Brasília.
ATUAÇÃO (2) – Durante a Conferência, além de representar sua cidade, Fernanda ministrou palestra no primeiro dia do encontro, sobre como potencializar a função fiscalizadora através da inspeção técnica parlamentar. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais com as vereadoras repassando suas experiências sobre o progresso feminino na política, violência política de gênero e defesa da mulher entre outros temas relacionados à questão da mulher. Na avaliação de Fernanda, “reuniões como esta são maravilhosas não só para as mulheres que comparecem, participam e abrem debates, mas para a população. Através de troca de conhecimento é possível ampliar o campo de visão para problemáticas que atingem a população.”
RECURSOS – A Santa Casa de Jales está divulgando a liberação de mais de 200.000,00 de emendas parlamentares. Desta vez o valor foi autorizado Através da Portaria nº 631, de 19 de maio, em parcela única, da senadora Mara Cristina Gabrilli, debitado no dia 27 de junho. O recurso destinado é para custeio de Incremento Temporário do Teto da Média e Alta Complexidade (Teto MAC) e já está liberado na conta da instituição. A Santa Cada explica que é por meio das emendas parlamentares, recursos federais, estaduais e municipais que a instituição consegue dar andamento nos serviços e reduzir o déficit operacional.
DOAÇÃO – E por falar em doação para a Santa Casa, o hospital está retomando os preparativos para o trabalho de doação de órgãos, junto com a equipe do Hospital de Base e São José do Rio Preto, inclusive com cursos de treinamento, como informou o enfermeiro Paulo Lima em entrevista ao programa Antena Ligada, na última segunda-feira, dia 3 de junho. Assim, a equipe continua capacitada para realizar as captações sempre que receber informação de um receptor compatível que pode ser de qualquer parte do país. Para doar é preciso apenas o consentimento da família do doador, a partir de uma declaração do próprio de que concorda com o procedimento.
PRESERVAÇÃO – Além de ser um esporte que cresce a cada dia, o caiaque em Jales está sendo utilizado como um importante meio de preservação ambiental, com o recolhimento de lixo e entulhos dos rios da região, através da ONG Ecoação. Esse trabalho está sendo reconhecido pela Câmara, através de uma moção de aplausos do vereador Bismark Kuwakino. Na moção ele destaca que “A ONG ECOAÇÃO, hoje sob a presidência do Senhor José Henrique Garcia, desenvolve um projeto denominado Ecocaiaque – Amigos do Rio – e este projeto completa, em 2023, 14 anos de atividade. São inúmeras as iniciativas desta respeitada ONG em nossa cidade, sempre buscando a defesa do meio ambiente e, sobremaneira, valorizando a qualidade de vida das pessoas de nossa cidade e região, que, de maneira generosa, agrega um valor incomensurável ao nosso município. Ações como estas desenvolvidas pela “EcoAção” são merecedoras de nossos APLAUSOS e reconhecimento”.
REFORMA – A reforma da biblioteca municipal é uma das reivindicações do vereador Hilton Marques que em requerimento encaminhado ao prefeito Luis Henrique Moreira solicita informações sobre a existência de algum plano para essa finalidade. Ele acredita que no local precisam ser retiradas janelas, construídas paredes e melhorar a iluminação interior, evitando que alguns livros se estraguem por causa do sol. Ele também questiona se existe algum projeto para climatização e para reativação do sistema de monitoramento ou instalação de um novo, pois nos últimos anos foram registrados alguns furtos de livros. Por fim ele pergunta quais são os programas desenvolvidos pela biblioteca e pelo museu.