FRENTE AMPLA –Pelo que se ouve aqui e acolá, não será surpresa para esta coluna se, com o passar do tempo, houver um processo de aproximação entre lideranças locais de partidos que se digladiam em nível estadual e/ou nacional. Para tais militantes, a realidade local é muito diferente da nacional, razão pela qual, segundo fontes, haveria espaço para diálogo construtivo em benefício da cidade.
FRENTE AMPLA (2) – Há rumores de que emissários já entraram em campo para montar um esquema forte o suficiente e lançar candidatos a prefeito, vice e vereadores em condições de competir e ganhar as eleições municipais de 2024. Pelo que a coluna apurou, há boa vontade por parte de todos. No momento os cuidados são no sentido de que ninguém coloque o carro à frente dos bois.
BARRACO – A anunciada presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto, dia 1º, considerada a maior feira da América Latina, provocou um rebuliço em nível nacional. Informado pelo presidente da feira, Francisco Maturrro, de que Bolsonaro estaria presente e que seria conveniente comparecer no dia seguinte, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), chutou o pau da barraca, considerou-se desconvidado, atitude seguida de anúncio de que o Banco do Brasil iria cancelar os patrocínios. O que as pessoas talvez não se lembrem é que o presidente da Agrishow, Francisco Maturro era o nº 2 do deputado Itamar Borges (MDB) durante os 10 meses em que o parlamentar assumiu a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Detalhe: Chiquinho, como todos o conhecem, é considerado muito habilidoso.
CONTA CORRENTE – Ao contrário do que aconteceu no ano passado quando a Gauri Eventos, realizadora do Jales Rodeio Show, deu um calote bem salgado deixando prestadores de serviços pendurados no pincel, a Kalli Eventos, do empresário Fábio Whitaker, cumpriu rigorosamente o que foi acordado com todos os contratados. A coluna apurou que os pagamentos foram feitos nos dias posteriores ao final da Expo Jales, com PIX na conta de cada um.
PEITO DE AÇO – Vale lembrar que nas últimas edições da verdadeira Facip, no recinto posteriormente entregue pela Prefeitura à Unimed em troca do hospital em construção, depois equipado e transformado no Hospital de Câncer (hoje Hospital de Amor), o empresário Osvaldo Costa Junior, da BX Eventos, pegou o touro à unha e quitou grade de shows, rodeios e colaboradores no dia seguinte ao encerramento do evento com recursos próprios, sem dinheiro público. E os compromissos não eram pequenos. Uma das atrações da edição da Facip em 2016 era ninguém menos que a cantora Ivete Sangalo, no auge da fama. O cachê, na época cerca de R$250 mil em plena quinta-feira, foi pago por Bixiga antes de ela subir ao palco para cantar.
CONSELHÃO – Na última quinta-feira, dia 4 de maio, o presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) ressuscitou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, integrado por 242 brasileiros de todos os segmentos, desde a megaempresária Luiza Trajano, do Magazine Luiza, até João Paulo Rodrigues, do MST, incluindo também cabeças coroadas da chamada inteligência do país, presidentes de confederações empresariais e sindicais, além de representantes de comunidades vulneráveis.
MEMÓRIA – Para quem não se lembra, um dos integrantes titulares do Conselhão no primeiro governo Lula, a partir de 2003, era o então bispo diocesano de Jales, Dom Demétrio Valentini, indicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil da qual era coordenador das Pastorais Sociais.
REFERENCIAL – A propósito, o atual bispo diocesano, dom Reginaldo Andrietta, foi muito entrevistado pela imprensa nacional nos dias que antecederam o 1º de maio. Muitos não sabem, mas ele é o bispo referencial da CNBB para o mundo do trabalho. A Rede Aparecida de Rádio deu amplo espaço a ele.
PIONEIRISMO- Jales e região perderam um pioneiro da radiofonia. No último dia 21 de abril, faleceu em São Paulo o advogado dr. Olinto Ridolfo que, em companhia de seu pai, dr. Edílio Ridolfo, foi o fundador das Rádio Cultura de Jales, Dinâmica de Santa Fé, Educadora de Fernandópolis e também com participação na entrada no ar da Rádio Assunção. Segundo seu filho José Olinto, advogado, os restos mortais serão transferidos para Jales e sepultados na acrópole da família no cemitério municipal.
PRATA DA CASA – Mais um jalesense brilha em São José do Rio Preto. O nome da vez é Cesar Antonio Vessani, presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto. Ele é filho da professora Terezinha e Antonio Carlos Vessani (ex-Banco do Brasil). Em artigo assinado e publicado no Diário da Região, César, que é engenheiro civil, fez questão de pontuar: “A Sociedade dos Engenheiros fomenta, presencialmente e online, cursos, seminários e workshops voltados à capacitação e atualização dos profissionais”.