SÍMBOLO – Não será surpresa para esta coluna se a Praça João Mariano de Freitas ganhar decoração compatível com seu apelido —“Praça do Jacaré”. Influente vereador vem investindo no assunto há algum tempo, conseguiu até descobrir o nome dos dois rapazes, hoje sessentões, que colocaram o jacaré na praça nos anos 70, e pretende homenageá-los. Consta que uma réplica em tamanho gigante do réptil já está pronta e em condições de ser instalada na praça. Claro que, nestes tempos de redes sociais, não faltarão inevitáveis analogias e memes sobre as habilidades e a voracidade do bicho…
PEDALADA – No meio da tarde de quinta-feira, 3 de março, o prefeito Luís Henrique dos Santos Moreira (PSDB) ligou para este comentarista em tom cortês lamentando apenas que a correria diária o tem impedido de conversar com pessoas que respeita. Segundo ele, para dar conta de todas as tarefas, não são poucos os dias em que, por volta de seis horas da manhã, muito antes de ir para a Prefeitura, acaba sendo obrigado a fazer um pit stop na sede de sua empresa, no 6º andar do Edifício Cidade de Jales.
BALA NA AGULHA- Indagado sobre as perspectivas da administração municipal para os próximos nove meses, o Chefe do Executivo mostrou otimismo. Informou que serão investidos cerca de R$ 20 milhões no processo de recapeamento da cidade, principalmente nas vias marginais de entrada e saída da cidade. Tais recursos, explicou, são oriundos de emendas parlamentares e liberações do governo estadual.
PRANCHETA – Ainda de acordo com o prefeito, a recente aprovação pela Câmara Municipal do projeto de lei autorizando a criação de novos cargos em comissão vai permitir tirar do papel obras com recursos já liberados. Ele disse que dois engenheiros tinham sido contratados. Recorde-se que a tramitação da propositura colocou parte da população, ainda revoltada com o excesso de sal nos carnês do IPTU, em pé de guerra…
URNA – O prefeito confirmou que seus candidatos preferenciais à reeleição como deputados estaduais serão Carlão Pignatari, atual presidente da Assembleia Legislativa, e Analice Fernandes, líder do PSDB. Mas, que também pretende dar uma força a Itamar Borges, do MDB, o que será ajustado após diálogo com o dirigente partidário José Devanir Rodrigues, o Garça.
Nº 1- Quanto à Câmara Federal, o deputado Fausto Pinato, companheiro de outros carnavais, está na pole-position de suas preferências. Mas, escalará alguns correligionários para retribuir as atenções que tem recebido dos deputados federais Alex Manente (Solidariedade) e Herculano Passos (MDB).
BATENDO ASAS – O prefeito confirmou o que a grande imprensa vem escrevendo, ou seja, de que aberta a janela partidária, como aconteceu nesta semana, Pinato deverá deixar o partido Progressistas (PP). O que o deputado da região ainda não decidiu, segundo o Chefe do Executivo jalesense, é o seu destino — União Brasil (fusão de PSL e DEM) ou MDB. Mas, em qualquer situação ele estará no palanque do vice-governador Rodrigo Garcia.
CESSAR-FOGO JÁ – A propósito, Fausto Pinato, no meio da semana, distribuiu nota à imprensa sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia. Presidente da Frente Parlamentar dos BRICS e Frente Parlamentar Brasil-China, o deputado fez um apelo para um cessar-fogo já. Segundo ele, “poderemos ter problemas seríssimos com relação à importação de fertilizantes oriundos de países como Rússia e Bielo Rússia. Isso prejudicaria o nosso maior setor que é o agronegócio”.
NERVOS DE AÇO – Foi com esta expressão que boa parte da imprensa de São José do Rio Preto qualificou o comportamento do prefeito Edinho Araújo (MDB) durante a inauguração do trecho urbano da BR-153, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, dia 24 de fevereiro. Segundo a colunista Maria Helena Covre, “hinos patrióticos, gritos de guerra e alguns palavrões típicos de torcida organizada em campo de futebol marcaram a trilha sonora escolhida pelo público presente à solenidade, majoritariamente de bolsonarismo raiz”. Ainda segundo a jornalista, “a composição mais constrangedora foi “dedicada” a Edinho, que falou cinco minutos sob vaia ensurdecedora”. E, segundo a jornalista, sem perder a serenidade. Ainda de acordo com ela, enquanto os devotos da seita ofendiam o prefeito, o telão mostrava o presidente da República com ar de deboche…
CARREIRA – Dois dias depois, o neo-rio-pretense Itamar Borges, secretário municipal de Agricultura, enviou texto ao “Diário” historiando as lutas de Edinho desde a construção da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná, passando pela duplicação da Euclides da Cunha e culminando com a duplicação da BR 153, antes e depois da obra, que se arrastou por anos e que só terminou pela persistência do prefeito. E completou: “é uma conquista que nenhuma ofensa, ainda mais as incabíveis, vai tirar do prefeito Edinho Araújo, homem público merecedor de todo respeito e admiração, a quem a maioria dos rio-pretenses, como demonstram suas sucessivas e consagradoras vitórias nas urnas, soube e sabe se fazer grata”.
BOLA DE FOGO – Na segunda-feira de carnaval, 28, em Jales, em confraternização com companheiros políticos, amigos e imprensa, Itamar resumiu o incidente fazendo analogia com o futebol: “é como se um membro da Gaviões da Fiel fosse discursar em uma festa da Mancha Verde…”.