POSSE – Com honras e pompas e farta cobertura de emissoras de televisão, rádio, jornais impressos e mídias digitais, 513 deputados federais e 27 novos senadores tomaram posse na última quarta-feira, 1º de fevereiro. Entre os parlamentares, havia boa parte de reeleitos, entre os quais os mais votados em Jales —Carla Zambelli (PL) Fausto Pinato (PP), Eduardo Bolsonaro (PL), Nilto Tatto (PT) e Delegado Bruno Lima (PP) Cada parlamentar tinha direito a levar quatro convidados.

BOAS-VINDAS – O deputado Fausto Pinato ofereceu um jantar de comemoração da posse ao qual compareceram correligionários espalhados pelo interior paulista, entre os quais os prefeitos Luis Henrique dos Santos Moreira (Jales), André Pessuto (Fernandópolis) e Jorge Seba (Votuporanga). Foi uma forma de retribuir a votação recebida e arregimentar outros atores importantes do cenário nacional e internacional.

EMERGENTES – De acordo com nota distribuída pela assessoria de imprensa, Pinato defendeu já no primeiro dia do terceiro mandato, a união de esforços para o fortalecimento dos Brics. O bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, esclareceu o parlamentar, atua para o fortalecimento da economia e mercado dos países emergentes.

FORÇA-TAREFA- Ainda de acordo com a mesma fonte, o deputado, que é presidente das Frentes Parlamentares Mistas do Brics e Brasil China, anfitrionou no encontro festivo os embaixadores Zhu Qingcian (China), Suressh Reedy (Índia), Muvi Mavimbela (África do Sul), Hossein Gharibi (Irã), Evgeny Erin (1º secretário da embaixada da Rússia). O deputado viu a presença deles como um gesto gentil de todos e declarou que vai atuar no Congresso Nacional para aprovar matérias que ajudem a desenvolver o bloco.

PÃO E ÁGUA – No material enviado à imprensa, Fausto Pinato foi incisivo e espetou o governo Bolsonaro, como fez em boa parte do mandato quando declarou guerra ao ex-presidente: “tivemos quatro anos sem apoio, mas vejo com otimismo o atual governo e o novo legislativo com a intenção de fortalecer esse importante bloco”.

ABRINDO CAMINHOS – A propósito, o prefeito Luís Henrique, do chamado PP raiz e que depois migrou para o PSDB, onde é o atual vice-presidente municipal, está tentando conquistar espaços no governo Tarcísio de Freitas. Neste sentido, ele já conseguiu ser recebido no dia 25 de janeiro por Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e escalado pelo novo governador para lidar com os prefeitos.

Prefeito Luís Henrique: política de aproximação com o novo governo estadual através de Gilberto Kassab

DE OLHO NO LANCE – Arguido pela coluna sobre até quando continuará sendo presidente da Câmara Municipal, o vereador Bismark Kuwakino devolveu de primeira em tom bem humorado: “para dizer a verdade, não sei”. Referindo-se ao grupo prefeitural que tenta apeá-lo do poder via judicial, Bismark continuou: “de vez em quando, chega uma novidade…”


VOLUNTÁRIO – Assim como faz nos leilões de gado em benefício da Santa Casa e do Hospital de Amor, o presidente da Câmara também colaborou com o leilão da Apae, domingo passado, dia 29, na Estância HB, pilotado por um grupo de Dirce Reis. Aliás, ele é o único vereador que se envolve nesse tipo de trabalho voluntário.

ESQUENTA – O Diário da Região, de São José do Rio Preto, vem publicando com alguma frequência na Coluna do Diário, assinada por Maria Helena Covre, notas sobre a movimentação do deputado estadual Itamar Borges (MDB), apontado como pré-candidato a prefeito na sucessão de Edinho Araújo.

ESQUENTA (2) – Em uma delas, a colunista registrou a presença no escritório político de Itamar de lideranças de peso em Rio Preto, como Roberto Perosa (Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, por indicação do vice-presidente Geraldo Alckmin), Ulisses Ramalho (secretário de Obras de Rio Preto), vereador Bruno Moura, ambos do Patriota, e até do empresário Adriano Nunes, sócio da empresa Comunic, especializada em campanhas eleitorais.

PRATAS DA CASA – Na verdade, como sempre dizia o ex-governador Rodrigo Garcia, Itamar tem rodinha nos pés e ampla disposição para o trabalho. Em 2022, por exemplo, ele pilotou uma animada reunião de correligionários e apoiadores em plena tarde de segunda-feira de carnaval na loja de conveniência do Chiquinho Auto Posto, em Jales. Agora, seu plano é reunir jalesenses que moram em Rio Preto ao redor de uma boa roda de conversa.

REPERCUSSÃO – Na onda do inconformismo com os números da Prévia do Censo 2022, repercutiu intensamente o artigo “Por que a população de Jales cresceu menos?”, assinada pelo professor mestre Eduardo Britto, publicada na edição de domingo passado, dia 29 de janeiro, pelo Jornal de Jales. A repercussão ultrapassou as fronteiras da região de Jales. A assessoria de imprensa do Colégio e Cursinho Objetivo, de São Paulo, onde Eduardo é docente, distribuiu a matéria para diretores e coordenadores da instituição.

Censo 2022: artigo do professor Eduardo Britto repercutiu até na cúpula do Colégio e Cursinho Objetivo em São Paulo

Comments are closed.