EXPLODE CORAÇÃO – Rompendo silêncio que vinha observando desde que concluiu seu mandato à frente da Prefeitura de Jales, em 2020, o ex-prefeito Flávio Prandi Franco postou vídeo que viralizou nas redes sociais, principalmente em grupos de WhatsApp, comemorando a construção pela Rumo, empresa que explora a malha ferroviária paulista, de viaduto na Rua Rio de Janeiro, esquina com a Minas Gerais, no Jardim Paulista.
MERITOCRACIA – As milhares de pessoas que viram o vídeo puderam perceber que o ex-prefeito tomou o cuidado de calibrar a fala, referindo-se à conquista sempre no plural, usando expressões como “nossa conquista”, “conquista de nossa população”, evitando assumir a paternidade da obra, certamente para não passar a impressão de soberba. Mas, de passagem, aproveitou para lembrar de outras conquistas de seu mandato como a revitalização do Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo e da Praça Dr. Euphly Jalles, entre outras.
CAMINHO DAS PEDRAS – Na opinião de observadores da cena política local, em relação ao viaduto, Flá, apesar da modéstia demonstrada no vídeo, poderia falar de cátedra sobre o assunto. Os leitores de boa memória certamente se lembram de matérias publicadas pela imprensa da região quando, em 26 de setembro de 2019, o então prefeito de Jales, na condição de presidente da Associação de Prefeitos da Araraquarense (AMA) falou em nome dos 645 prefeitos paulistas em painel técnico realizado pelo Tribunal de Contas da União, em Brasília, para debater a renovação antecipada de contrato de concessão pelo governo federal da malha ferroviária paulista à empresa Rumo.
CAVALO DE FERRO – Flá defendeu a prorrogação antecipada, entre outros motivos porque, já naquela época, a Rumo sinalizava que a renovação da concessão iria resultar em investimentos no Estado da ordem de R$6 bilhões. “Estamos diante de uma oportunidade única de mudanças históricas e extremamente necessárias que certamente irão transformar a vida de aproximadamente 5 milhões de pessoas que vivem em suas cidades e que são atravessadas pela malha ferroviária”, afirmou o então prefeito. Os R$7 milhões investidos no viaduto recém-inaugurado em Jales fazem parte do pacote de obras prometidas.
ANDAR DE CIMA- O painel técnico, conduzido pelo ministro José Múcio Monteiro, presidente do TCU, teve as presenças do ministro-relator Augusto Tardes, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e de um grande número de autoridades do ramo, além, claro, da cúpula diretiva da Rumo.
CAMPANHA – Como um assunto puxa outro, cabe registrar a passagem por Jales no sábado, 27 de agosto, do candidato a governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que era o ministro da Infraestrutura do governo Temer, citado no parágrafo anterior. Tarcísio foi recebido inicialmente no Lar Transitório São Francisco de Assis e, posteriormente, durante ato de campanha realizado no Jales Clube, por centenas de apoiadores e simpatizantes.
PLANOS – Estiveram presentes no encontro com Tarcísio, articulado pelo presidente do Jales Clube, Clóvis Pereira, e pelos diretores Pedro Pupim, Vadinho Polizio e capitão Saqueto, a deputada federal Carla Zambelli, o deputado federal general Peternelli, além de candidatos como Bruno Zambelli (estadual) e o ex-prefeito de Votuporanga, Dado Leite (federal). Depois de falar sobre seus planos de governo em Jales, Tarcisio, que já tinha passado por Votuporanga, participou de carreata em Santa Fé do Sul.
APOIO – Absolutamente fechado com Carla Zambelli, madrinha do projeto de instalação de Centro de Tratamento de Doenças Raras em área doada pelo clube, o presidente Clóvis Pereira se comprometeu a mobilizar apoios em favor de Bruno, irmão da parlamentar, que disputa cadeira de deputado estadual.
LANÇAMENTO – No estilo arrasa-quarteirão que o caracteriza, o deputado estadual Itamar Borges (MDB) promoveu uma animadíssima reunião regional para lançamento de sua candidatura à reeleição, em Santa Fé do Sul, onde foi prefeito três vezes. Duas quadras antes da sede da AABB, local do encontro, itamarzetes empunhando bandeiras com o nome e número dele cobriram os dois lados da rua. No portão de entrada no clube, o deputado, ao lado da esposa Taisa, cumprimentou todos os que chegavam. Tudo registrado por fotógrafos e cinegrafistas. Alguns passos atrás, mesas de assessoras fizeram uma barreira para colocar botons. De microfone em punho, o comunicador Ilson Colombo citava nominalmente as lideranças.
FESTA – No salão de festas, local da concentração, um imenso palco abrigou prefeitos e vereadores da região. Em ambas as laterais, telões gigantescos mostravam tudo que acontecia no palco, além de projetar imagens do governador Rodrigo Garcia, vice Geninho e candidato a senador Edson Aparecido. E, de quebra, circulando entre os presentes, um exército de garçons e garçonetes servia água, refrigerantes e canapés.
BONS MODOS – Registre-se também trecho da fala de Itamar em que ele se referiu respeitosamente, sem citar nomes, a outros candidatos à reeleição como a deputada nascida em Jales (Analice) e o deputado de Votuporanga (Carlão), ocasião em que defendeu o voto em candidatos da região.