ANTENADO
No mesmo dia em que o Jornal de Jales trouxe o assunto dos ataques de pitbull e a opinião de especialistas sobre como lidar com os cães, principalmente desta raça, o Diário da Região de São José do Rio Preto abordou a pauta, também com chamada de capa no domingo, 21.
FISCAL
Em mais um desabafo na tribuna da Câmara Municipal de Jales no dia 22, o vereador Vanderley Vieira (DEM) pediu a presença de um fiscal de postura na Secretaria Municipal de Obras e utilizou as palavras: “cabeças podem rolar” quando se referiu à pasta. O debate estava caloroso a respeito dos “buracos virando crateras e desperdício do dinheiro público” – palavras do vereador. Por outro lado, Riva Rodrigues fez uso da palavra citando a quantidade de atendimentos diários na UPA (mais de 300) e pedindo calma à população neste período em que as síndromes gripais estão causando filas e muita espera.
VACINA
É assustador o índice de vacinação contra a gripe das pessoas declaradas com deficiência permanente em Jales: apenas 1,2% dos 1.815 cidadãos receberam o imunizante. Das pessoas com comorbidades e dos trabalhadores da saúde, 15% e 18% respectivamente. A secretária municipal da pasta, Nilva Gomes Rodrigues Souza, afirmou preocupação e planeja ações para estes públicos alvo que têm vacinação exclusiva até dia 31 de maio. As pessoas têm procurado os postos de saúde para a imunização porém as doses excedentes só podem ser liberadas após o prazo das prioridades. Ela afirmou que dentro do Pacto Nacional pela Vacinação assinado pelo prefeito Luis Henrique Moreira neste mês, ainda serão desenvolvidas ações de conscientização sobre a importância das vacinas, que ficaram estigmatizadas pelo Covid-19.
VISITAÇÃO
O deputado Carlão Pignatari recebeu, na quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a visita de representantes do Congresso Popular da Província de Jiangsu, da China. O parlamentar os acompanhou numa visitação às dependências do Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo paulista. A delegação chinesa foi liderada pelo vice-diretor do Comitê Permanente do Congresso Popular da Província de Jiangsu, Zhou Guangzhi. Na China, seu cargo é equivalente ao de vice-governador estadual. Já o Congresso Popular é correspondente à Alesp, sendo responsável por aprovar o orçamento estadual, decisões governamentais, entre outros.
LUTA
Além de celebrar os 14 anos de ordenação sacerdotal na quarta-feira (24), o Padre Eduardo Lima participou na última semana do Acampamento Terra Livre, no espaço Funarte em Brasília/DF. A mobilização indígena, que é a maior do país, se assemelha à assistência que a Univida realiza em Dourados e na Amazônia, associação humanitária da qual o padre Eduardo é presidente/fundador.
MOBILIZAÇÃO
O Acampamento Terra Livre (ATL) comemorou neste ano 20 anos de existência. Os participantes marcharam do Complexo Cultural Funarte, onde acontece a 20ª edição do ATL, em direção à Praça dos Três Poderes. A expectativa era de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descesse a rampa para saudar os indígenas, o que não aconteceu. Movidos pelo lema “Nosso Marco é Ancestral: Sempre Estivemos Aqui!”, milhares de indígenas marcharam em defesa dos territórios e dos direitos dos povos originários do Brasil.
APROVAÇÃO
O ex-deputado federal Julio Semeghini foi aprovado na última terça-feira (25), por indicação do Ministério das Comunicações, a ocupar posição no conselho da Telebras. A expectativa é de que Julio se torne o presidente do colegiado da estatal quando o conselho de administração realizar a votação, na próxima terça-feira, dia 30.
CURRÍCULO
Semeghini foi Deputado Federal eleito entre 1999 e 2015, mas licenciou-se entre 2007 e 2015 para assumir o cargo Secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo. Ele também foi Secretário Executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em 2018, no início do governo Jair Bolsonaro, a convite do então ministro Astronauta Marcos Pontes, porém, deixou o cargo em 2020.
CARGO
Se for confirmada a eleição de Semeghini para a presidência do conselho da Telebras, será a primeira vez desde 2011, quando a Estatal foi reativada, que a posição não será ocupada por um secretário responsável diretamente pela formulação das políticas setoriais. Até hoje, apenas secretários de telecomunicações ou secretários executivos do Ministério das Comunicações ou Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ocuparam a presidência do conselho da estatal.
SAÚDE
O estado de São Paulo confirmou na última semana a primeira morte por febre amarela do ano. A vítima é um homem de 50 anos que morava em Águas de Lindóia/SP e se deslocava pela região de Monte Sião/MG. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente manifestou os primeiros sintomas no dia 23 de março e morreu seis dias depois no Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas/SP, onde permaneceu internado. A suspeita de febre amarela foi confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz no dia 13 de abril.