GRILOS – Em tom bem-humorado, Dom Reginaldo Andrietta, bispo diocesano de Jales, iniciou sua homilia na missa das sete e meia da manhã de domingo passado, dia 27, falando da sinfonia de grilos que tomou conta da cidade. Foi a senha para abordar outros tipos de grilos, no sentido de preocupações inerentes a pessoas ou grupos diante de eventuais adversidades, referindo-se até mesmo à guerra entre Rússia e Ucrânia.
FURACÃO- O deputado estadual Itamar Borges (MDB), desde os tempos em que conquistou o primeiro mandato de prefeito de Santa Fé do Sul, desenvolveu o hábito de dormir tarde e acordar com o canto do galo. E após o advento das redes sociais, ganhou a fama de dar retorno a todas as mensagens que recebe, mesmo que seja de madrugada. Assim que se tornou deputado e desejoso de ser pontual nos compromissos e chegar com cara de quem saiu do banho, costumar tirar uma soneca no carro oficial entre uma e outra cidade.
FURACÃO (2) – Colocados estes pressupostos, não foi surpresa para quem conhece Itamar o rebuliço que ele causou nos 10 meses em que foi titular da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Desde a primeira semana no cargo, quando participou de reunião em Jales com lideranças políticas regionais e técnicos da Cati, empolgando a plateia, Itamar imprimiu um ritmo alucinante em todo o interior, incrementando programas já existentes e abrindo os cofres do crédito para a agricultura familiar, além de entregar maquinário de ponta a prefeituras.
VOLTA OLÍMPICA – No último dia 31de março, às 10 horas, Itamar despediu-se do cargo de secretário, pois é candidato à reeleição a deputado estadual. Como se fosse capitão de uma equipe campeã, ele usou a sede da Secretaria de Agricultura, na Praça Ramos de Azevedo, em São Paulo, para, com a taça na mão, fazer um balanço do seu trabalho anunciando o lançamento de programas, assinando contratos e convênios, entregando certificados, distribuindo mais 35 viaturas do programa Segurança no Campo, enfim, batendo bumbo.
DE PEITO ABERTO- O desempenho de Itamar pode ser avaliado pelo que disseram técnicos da Cati, tanto os da ativa quanto os aposentados, conforme registrou este jornal reproduzindo discursos deles durante o encontro em Jales. Ex-diretores do Escritório de Desenvolvimento Rural de Jales presentes no ato como Neli Meneghini Nogueira, Braz Valdir Tomas e Luiz Pedrão, disseram de público que o secretário devolvera a autoestima a servidores que dedicaram sua vida profissional ao homem do campo.
RISOS… – Na noite de 21 de dezembro, durante a programação natalina, pouco antes da apresentação da dupla de palhaços Patati e Patatá, o prefeito Luís Henrique dos Santos Moreira (PSDB) levantou a plateia ao anunciar o resgate da Feira Agrícola, Comercial, Industrial e Pecuária de Jales para o mês de abril. O prefeito foi ainda mais aplaudido quando informou que o evento seria realizado de portões abertos.
…E LÁGRIMAS – Em janeiro, começaram a chegar os carnês do IPTU recheados com a taxa do lixo e duas contribuições. O tempo fechou. Boa parte dos que saudaram efusivamente a boa nova passaram a jogar pedras. O mínimo que se dizia era que a festa iria ser paga com a arrecadação do salgado IPTU. Instalado o climão, restou à cúpula do Poder Executivo, em atitude de bom senso, deixar o dito pelo não dito e mudar de assunto. Não se falou mais em Facip.
DIGITAIS – Pois bem, agora o ambiente começa a clarear. A vizinha Fernandópolis anuncia a realização da Expo em dois finais de semana de maio—20 a 22 e 26 a 28, eventos estes incluídos no mês de aniversário da cidade. Segundo o jornal Cidadão, a organização da Expo informou que a festa não terá cobrança de ingressos graças a tratativas com o deputado federal Fausto Pinato (PP). Para quem tem boa memória, referido parlamentar, candidato à reeleição, é o preferencial do atual prefeito de Jales. Ou seja, a conclusão que se chega é que a Facip custo zero não seria paga com dinheiro do IPTU, mas com verbas viabilizadas por Pinato.
FOGO AMIGO – Os ouvintes da Rádio Assunção FM e os curiosos internautas que acompanham as reuniões ordinárias da Câmara pelo YouTube ficaram sem entender nada na última segunda-feira, dia 29. Integrantes da base aliada da administração abriram a mala de ferramentas e desancaram secretários municipais por conta do que eles chamaram de falta de atendimento a seus pleitos, fazendo-os passar por mentirosos perante a opinião pública. Do líder Rivelino Rodrigues (PP) aos comedidos Ricardo Gouveia (PP) e João Zanetoni (PP), passando pelos esquentados Deley Vieira (União Brasil) e Bruno de Paula (PSDB), todos bateram forte e colocado.
SINAIS TROCADOS – Por estranho que possa parecer, coube ao vereador oposicionista Hilton Marques (PT) ocupar a tribuna da Câmara para fazer a defesa da Secretaria de Comunicação, também atingida pelos petardos situacionistas. Sobre a alegada falta de informação aos munícipes, Hilton ponderou: “eu não acho que a falha é da Comunicação. Aconteceu alguma situação adversa, a própria secretaria da área tem que informar que não vai dar para cumprir o prometido. O papel da comunicação é receber e transferir para o munícipe”. Ou seja, na opinião de Hilton, o que está havendo é falta de integração entre as pastas.